Veja como organizar seus estudos, em quais matérias focar e entenda como as emoções e a alimentação podem influenciar em seu desempenho na prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é como uma prova de fogo para quem pretende ingressar na faculdade, já que o exame avalia o desempenho do candidato e seu resultado é muito importante para a conquista de uma vaga na universidade. Para se sair bem, o aluno tem de que se dedicar aos estudos visando os dois dias de prova, que são bem exigentes. “O Enem é uma prova muito estratégica e longa. Dura 5 horas e meia no primeiro dia e 5 horas no segundo. Eu oriento os alunos a primeiro fazerem uma vista geral de todas as questões e começarem respondendo as que eles sabem, deixando para o final as que têm dúvidas”, explica André Rebelo, coordenador do Ensino Médio do Colégio Vital Brazil, de São Paulo.
Segundo o professor, no fundo, os estudantes que se prepararam sabem todas as repostas e só precisam de tranquilidade para recordar os conteúdos. “O importante é não ficar quebrando a cabeça em busca da resposta. Afinal, são 90 questões em cada etapa e saber administrar o tempo é fundamental.” Além dessa dica, o professor elencou mais 8 pontos fundamentais para quem vai fazer o Enem.
1. Entenda o seu objetivo
O Enem é a porta de entrada para a universidade e o desempenho do aluno é determinante para ele ingressar na instituição que deseja. É importante pesquisar quais são as pontuações necessárias para entrar na faculdade escolhida e focar o estudo nessas áreas e fortalecer suas potencialidades de conhecimento para obter boas notas no Enem.
2. Invista na matemática
As questões de matemática contam muitos pontos na prova, então não é porque pretende se graduar em História que o aluno não vai se dedicar a questões relacionadas a geometria e cálculos de probabilidade, por exemplo. Os últimos meses que antecedem o exame são a época de identificar as deficiências que persistem e procurar saná-las a fim se conquistar boa pontuação.
3. Treine redação
Eis um tema que é determinante no Enem. Para se sair bem, exercite a escrita e acompanhe o noticiário para ficar por dentro dos temas da atualidade, porque as provas abordam uma pauta relevante relacionada à realidade brasileira. Mas somente isso não basta. É importante entender a proposição da prova, fazer uma dissertação e apresentar uma solução – e isso exige pensamento analítico. É recomendável acessar sites especializados na preparação para a redação e a plataforma de ensino da escola para fazer os simulados e as redações de anos anteriores. Depois, procure as que tiveram as melhores pontuações e analise o que o autor da redação fez para obter a melhor nota.
4. Organize seus estudos
De maneira geral, as escolas dedicam o último ano do ensino médio a preparar o aluno para o Enem. Tanto nos colégios em que o terceiro ano do ensino médio é em período integral quanto nos cursinhos, as aulas são planejadas para ensinar o estudante a analisar a prova e entender como ela funciona, além de orientar a fazer o recorte do que precisa de mais revisão e de como organizar os estudos. Então, é importante se dedicar também em casa, estudando 1h30 por dia, em três períodos de 30 minutos para temas diferentes. Os finais de semana são o momento de fazer as atividades do cursinho ou colégio e de organizar os estudos em função da graduação pretendida (leia mais no item 6).
5. Procure apoio
Sempre que tiver alguma dúvida sobre um tema específico, converse com os professores e abuse do plantão de dúvidas da escola e do cursinho. Ele existe para isso. Dependendo da plataforma digital de ensino da instituição, também existem profissionais que podem te ajudar online. Por fim, vale pedir auxílio para aquele colega que domina determinado assunto.
6. Faça simulados e provas anteriores
Além dos simulados que as escolas e cursinhos promovem, é importante consultar os exames do Enem dos últimos 5 anos para se familiarizar e ter a vivência de como é fazer a avaliação. Analise os tipos de questões e, especialmente, quanto tempo levará para responder cada pergunta. A prova é longa, então faça isso aos poucos, nos finais de semana. Aproveite o embalo e procure os últimos exames das universidades em que pretende estudar e faça a prova. Isso dá um norte para ter mais clareza sobre as áreas que o estudante precisa dominar para ser aprovado.
7. Cuide das emoções
A ansiedade fala alto nessa época e o ideal é recorrer a todo o tipo de recurso para relaxar. A prática de esportes é ótima para a liberação de hormônios que promovem o bom humor, o alívio da ansiedade e melhoram a memória, entre outros efeitos. Yoga e meditação são indicadas para melhorar a concentração e a estabilidade emocional. Evitar conversas e pessoas negativas, conflitos desnecessários. Filmes, séries e músicas baixo-astrais também fazem diferença no estado emocional. Procure se cercar de pessoas leves e bem-humoradas.
8. Alimente-se adequadamente
Muitos adolescentes não dão atenção, mas comidas pesadas dificultam a digestão, podem causar irritação e até mesmo interferir nos estudos. Nas semanas dos exames, procure ingerir alimentos leves e nutritivos, especialmente no dia anterior ao Enem. No dia da prova, leve barras de cereais, fruta, chocolate, água e sucos.
LEIA TAMBÉM:
Assistir aulas em ritmo acelerado pode prejudicar aprendizado, dizem especialistas
10 dicas para ser mais produtivo e para gerir melhor o seu tempo