Relações Internacionais: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

O que se aprende? Quais as vantagens de se formar na área? Onde é possível trabalhar? Coordenadora do curso de Relações Internacionais da ESPM conta tudo

 

Um profissional preparado para o mundo e que é capaz de lidar com toda sua complexidade. Assim podemos definir quem se forma em Relações Internacionais, uma graduação que prepara estudantes para atuar em governos, mercados, organizações civis e outras instituições internacionais. Para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o curso, consultamos Ana Regina Falkembach Simão, coordenadora do curso de RI da ESPM em Porto Alegre. Confira:

 

Para quem é indicado o curso de Relações Internacionais?

É indicado para estudantes que buscam obter repertório robusto em distintos aspectos da realidade mundial – cultural, histórico, político, econômico, social – visando atuar com consistência e expertise como internacionalista e, em especial, como diplomatas corporativos.

 

O que se aprende?

As Relações Internacionais oferecem conhecimento robusto em distintas temáticas: conflitos internacionais; processos de cooperação e de integração regional; estudos culturais, políticos e econômicos regionais (América,  Ásia, África, Oriente Médio, Europa); política externa brasileira; economia (micro e macroeconomia); economia política internacional; geopolítica; direito internacional público e privado; organizações internacionais; políticas internacionais; gestão de risco; negócios internacionais e marketing global.

 

Quais as vantagens de se formar em Relações Internacionais?

O internacionalista é um profissional formado para trabalhar num contexto global, seja para o mercado, seja para governos ou demais organizações civis e instituições internacionais. A multidisciplinariedade possibilita aos estudantes de RI a construção de excelente repertório e isso é um grande diferencial, pois possibilita que o internacionalista atue em diferentes áreas de forma qualificada. Além do robusto conhecimento próprio da área, com a internacionalização dos negócios de forma geral, há um grande aumento da necessidade de profissionais com a expertise do internacionalista.

 

Áreas de atuação?

O internacionalista possui um instrumental teórico e prático que lhe possibilita analisar cenários políticos, gestão e mapeamento de stakeholders, análise de risco político, gerenciamento de crise, negociação e estabelecimento de acordos e parcerias entre diferentes atores – empresas, governos, organizações da sociedade civil e organizações não governamentais. Entre suas áreas de atuação estão:

 

Diplomacia Corporativa: representando os interesses da empresa diante outras empresas, governos e todos os stakeholders.

 

Órgãos públicos: federais, estaduais e municipais – muitas vezes exercendo a paradiplomacia -, na atração de investimentos internacionais ou na resolução de problemas comuns registrados em diferentes cidades do mundo.

 

Empresas de importação e exportação: comércio exterior e no campo da consultoria política.  

 

Obras para quem se interessa por Relações Internacionais  

Livros

Paz e guerra entre as nações, de Raymond Aron.
O Homem, o Estado e a Guerra, de Kenneth Waltz.
The Future of Power, de Joseph Nye.
A Tragédia da Política das Grandes Potências, de John J. Mearsheimer
A Diplomacia na construção do Brasil, Rubens Ricupero
Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente, Edward W. Said
Todo Império Perecerá, Jean-Baptiste Duroselle
Globalização, Democracia e Terrorismo, Eric Hobsbawm
O Tempo dos Governos Incidentais, Sérgio Abranches
Os Engenheiros do Caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições, de Giuliano da Empoli

 
Filmes

Adeus, Lenin! (2003)
Diários de Motocicleta (2004)
Senhor das Armas (2005)
A vidas dos Outros (2006)
Lemon Tree (2008)
Hannah Arendt – Ideias que chocaram o mundo (2013)
Diplomacia (2014)
The Post – A Guerra Secreta (2017)

 

Séries

Borgen (2010-2013)
Homeland (2011 -)
Occupied (2015 -)
Marseille (2016 -)
The Crown (2016 -)
Years and Years (2019)

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER