Ciências do Consumo: tudo o que você precisa saber

O que se aprende? Quais as áreas de atuação? Coordenador do curso de Ciências do Consumo da ESPM explica o que de mais importante você precisa saber sobre o curso 

 

Por que as pessoas adotam determinados comportamentos em determinadas situações? Se você já se fez essa pergunta, provavelmente vai se interessar pela faculdade de Ciências do Consumo, um curso indicado para quem quer saber tudo sobre o comportamento humano. Para entender um pouco mais sobre o curso, o #TMJ consultou Tiago Pereira de Andrade, coordenador da graduação em Ciências do Consumo da ESPM. Confira a seguir o que de mais importante você precisa saber sobre a graduação na área:

 

Para quem é indicado o curso de Ciências do Consumo? 

Curso indicado para quem tem um perfil questionador, curioso, que gosta de humanidades e de entender o comportamento humano. Vivemos em uma época de extrema complexidade, em que se faz necessário transformar diversidade em inclusão, e que os dados sobre o comportamento se tornaram extremamente valiosos para solucionar os problemas sociais e mercadológicos.

 

Ciências do Consumo o que estuda?

O conjunto de disciplinas está atrelado à três pilares: pesquisa de mercado e de comportamento humano, diversidade e inclusão, e tecnohumanismo. Há uma demanda crescente de profissionais que sejam capazes de lidar com as constantes transformações que ocorrem no mundo. Com base nisso, criamos um curso que além das disciplinas clássicas das ciências sociais (antropologia, sociologia e política), há também um número grande de disciplinas de psicologia. Além disso existem disciplinas inovadoras que ajudam a pensar e repensar o futuro, como neurociências, economia comportamental, bioética, sociologia do futuro, além das disciplinas que preparam para o mercado de trabalho como marketing e gestão.

 

Quais as vantagens de se formar em Ciências do Consumo? 

A versatilidade é uma das principais características dos profissionais formados em Ciências Sociais e do Consumo. A amplitude profissional demonstra que estamos formando profissionais do futuro, pois os egressos são capazes de pensar em soluções para problemas complexos da sociedade em que vivemos.

 

 

Ciências do Consumo trabalha com o quê?

A principal área de atuação está atrelada às pesquisas de mercado e de comportamento. Mas a maior característica profissional dos egressos é a amplitude de funções que surgem diariamente em nossa sociedade. Gestão de diversidade, educação, moda, empreendedorismo, terceiro setor, produção de conteúdo tem sido algumas atuações de destaque. Conheça algumas profissões para formados em Ciências Sociais e do Consumo:

 

  • Consumer insight analyst
  • Analista de dados
  • Research analyst
  • Analista de inteligência de mercado
  • Analista de pesquisa de mercado

 

Ciências do Consumo Salário

Confira algumas remunerações médias da área:

Consumer Insight Analyst R$ 6 mil
Analista de Dados R$ 4,2 mil
Research analyst R$ 5,7 mil
Analista de inteligência de mercado R$ 4,2 mil
Analista de pesquisa de mercado R$ 4,2 mil

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil

 

LEIA TAMBÉM:

5 mitos sobre a carreira em Ciências Sociais e do Consumo


Ciências Sociais e do Consumo: 5 coisas que você aprende na graduação  

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER