fbpx
LOADING

Digite para buscar

Ciências Sociais e do Consumo: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

Compartilhe

O que se aprende? Quais as áreas de atuação? Coordenador do curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM explica o que de mais importante você precisa saber sobre o curso e indica obras para se aprofundar no tema

Por que as pessoas adotam determinados comportamentos em determinadas situações? Se você já se fez essa pergunta, provavelmente vai se interessar pelo curso de Ciências Sociais e do Consumo (CISO), uma graduação indicada para quem quer saber tudo sobre o comportamento humano. Para entender um pouco mais sobre o curso, o #TMJ consultou Tiago Pereira de Andrade, coordenador do curso de CISO da ESPM. Confira a seguir o que de mais importante você precisa saber sobre a graduação na área:

Para quem é indicado o curso de Ciências Sociais e do Consumo? 

Curso indicado para quem tem um perfil questionador, curioso, que gosta de humanidades e de entender o comportamento humano. Vivemos em uma época de extrema complexidade, em que se faz necessário transformar diversidade em inclusão, e que os dados sobre o comportamento se tornaram extremamente valiosos para solucionar os problemas sociais e mercadológicos.

O que se aprende? 

O conjunto de disciplinas está atrelado à três pilares: pesquisa de mercado e de comportamento humano, diversidade e inclusão, e tecnohumanismo. Há uma demanda crescente de profissionais que sejam capazes de lidar com as constantes transformações que ocorrem no mundo. Com base nisso, criamos um curso que além das disciplinas clássicas das ciências sociais (antropologia, sociologia e política), há também um número grande de disciplinas de psicologia. Além disso existem disciplinas inovadoras que ajudam a pensar e repensar o futuro, como neurociências, economia comportamental, bioética, sociologia do futuro, além das disciplinas que preparam para o mercado de trabalho como marketing e gestão.

Quais as vantagens de se formar em Ciências Sociais e do Consumo? 

A versatilidade é uma das principais características dos profissionais formados em Ciências Sociais e do Consumo. A amplitude profissional demonstra que estamos formando profissionais do futuro, pois os egressos são capazes de pensar em soluções para problemas complexos da sociedade em que vivemos.

Áreas de atuação?

A principal área de atuação está atrelada às pesquisas de mercado e de comportamento. Mas a maior característica profissional dos egressos é a amplitude de funções que surgem diariamente em nossa sociedade. Gestão de diversidade, educação, moda, empreendedorismo, terceiro setor, produção de conteúdo tem sido algumas atuações de destaque.

Salários médios

Consumer Insight Analyst R$ 6 mil
Analista de Dados R$ 4,2 mil
Research analyst R$ 5,7 mil
Analista de inteligência de mercado R$ 4,2 mil
Analista de pesquisa de mercado R$ 4,2 mil

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil

Confira obras para se aprofundar em Ciências Sociais e do Consumo

Livros
1984
, de George Orwell
Admirável Mundo Novo, de Aldus Huxley
Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari

Séries
Black Mirror
Minimalism

Filmes/documentários
O Dilema das Redes (2020)
She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
Você é Feliz (2012)

LEIA TAMBÉM:

Quiz: o quão influenciado por algoritmos você é?

O que são algoritmos e como eles influenciam nossas escolhas

O que é gamificação

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *