Estudar Publicidade e Propaganda: tudo sobre a faculdade

O que se aprende? Quais as áreas de atuação? E muito mais! Veja tudo o que você precisa saber sobre o curso

 

Pensando em fazer faculdade de Publicidade e Propaganda? Os profissionais dessa área têm hoje um campo vasto de atuação, que vai desde agências de comunicação, passando por produtoras audiovisuais e do mercado de games, até empresas tradicionais de outros segmentos. Isso sem contar as possibilidades de empreender. O #TMJ bateu um papo com Alessandro Souza, coordenador da graduação em de Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre para descobrir o que de mais importante você precisa saber sobre a área.

 

Para quem é indicado o curso de Publicidade e Propaganda?

O curso é bastante horizontal. Ou seja, ele bebe em fontes variadas, tais como Artes, Tecnologias, Humanidades, Estratégia, Dados. Assim, é indicado para pessoas “mente aberta”, curiosas, que gostem de observar o comportamento humano, sobretudo no que se refere a consumo e à interação com marcas e seus storytellings. Enfim, o profissional lida com ecletismo de atuação e conhecimentos, o que é ótimo para quem deseja uma carreira mais dinâmica, multifacetada. 

 

O que se aprende na faculdade de Publicidade

A sala de aula reflete a abrangência de áreas. Aprende-se Tecnologias, Artes em suas variadas manifestações, relacionadas à imagem, textualidades, sonoridades, etc.; Comportamento Humano e sua relação com formas de consumo, Análise de Mercados, Pesquisa e interpretação de dados, Branding, Inovação, Raciocínio Projetual, dentre outros saberes. É talvez a única formação que possibilita ao estudante terminar uma aula sobre Freud e no período seguinte entrar em aula sobre Análise Fílmica; ou que após Storytelling entre em uma aula sobre slogans ou desenvolvimento de APPs, por exemplo. 

 

Quais as vantagens de se formar em Comunicação e Publicidade?

Há duas grandes vantagens. A primeira é o aquecimento do mercado devido à convergência da comunicação com as tecnologias. Deste fenômeno, emergiram uma série de funções que, em última análise, cuidam das comunicações das marcas no ambiente digital, tais como gestão de social media e desenvolvedor de conteúdo, por exemplo. 

 

Além disso, há outro grande diferencial: é profissão “tipo exportação”. A publicidade brasileira é uma das mais fortes do mundo e nossos profissionais são demandados internacionalmente. Essa situação não acontece em diversas outras áreas – a Comunicação é uma das áreas que mais facilita e impulsiona carreiras internacionais. 

 

 

Publicidade e Propaganda o que faz

Há diversas áreas de atuação. Os profissionais atuam no ambiente corporativo, ou seja, empresas e instituições. Também atuam em agências de comunicação e, ainda, nos serviços e nas produtoras especializadas (tecnologias, audiovisuais). As possibilidades são amplas. Alguns exemplos de funções são: diretoria e gerência de marketing, coordenação de marketing, social media strategy, planejador de comunicação, diretor de criação, planejador de mídia e conexões, gerente de produto, gestão de e-commerce, redator/roteirista, diretor de arte, executivo de contas, diretor de cena, fotógrafo, pesquisador de mercado, coolhunting e muito mais.    

 

Publicidade e Propaganda salário

Redator R$ 2,9 mil
Analista de mídia R$ 3 mil
Social media manager R$ 2 mil
Executivo de contas R$ 4 mil
Analista de marketing R$ 3 mil
Coordenador de marketing R$ 6,5 mil
Diretor de Arte R$ 3,7 mil
Diretor de criação R$ 5,8 mil
Analista de ecommerce R$ 2,8 mil

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil

 

Símbolo Publicidade e Propaganda

Símbolo da Publicidade

O símbolo da Publicidade e Propaganda é o galo. O animal é considerado o “propagandista do reino animal” e, por isso, é associado aos profissionais que atuam no meio publicitário.

 

Diferença entre Publicidade e Propaganda

Propaganda vem do latim propagare, que designa a propagação ou disseminação de alguma coisa. “Antigamente, a forma de propagar algo era feita com base na compra de espaços para essa divulgação em rádio, TV, jornais e revistas, por exemplo. A publicidade, por sua vez, era a ação de divulgação de uma marca sem que para isso fosse feita uma campanha paga”, explica Paulo Cunha, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em São Paulo.

 

 

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