fbpx
LOADING

Digite para buscar

Comunicação e Publicidade: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

Compartilhe

O que se aprende? Quais as áreas de atuação? E muito mais! Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre diz tudo o que você precisa saber sobre o curso

Profissionais formados em Publicidade e Propaganda têm hoje um campo vasto de atuação, que vai desde agências de comunicação, passando por produtoras audiovisuais e do mercado de games, até empresas tradicionais de outros segmentos. Isso sem contar as possibilidades de empreender. O #TMJ bateu um papo com Alessandro Souza, coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre para descobrir o que de mais importante você precisa saber sobre a graduação na área.

Para quem é indicado o curso de Comunicação e Publicidade?

O curso é bastante horizontal. Ou seja, ele bebe em fontes variadas, tais como Artes, Tecnologias, Humanidades, Estratégia, Dados. Assim, é indicado para pessoas “mente aberta”, curiosas, que gostem de observar o comportamento humano, sobretudo no que se refere a consumo e à interação com marcas e seus storytellings. Enfim, o profissional lida com ecletismo de atuação e conhecimentos, o que é ótimo para quem deseja uma carreira mais dinâmica, multifacetada. 

O que se aprende?

A sala de aula reflete a abrangência de áreas. Aprende-se Tecnologias, Artes em suas variadas manifestações, relacionadas à imagem, textualidades, sonoridades, etc.; Comportamento Humano e sua relação com formas de consumo, Análise de Mercados, Pesquisa e interpretação de dados, Branding, Inovação, Raciocínio Projetual, dentre outros saberes. É talvez a única formação que possibilita ao estudante terminar uma aula sobre Freud e no período seguinte entrar em aula sobre Análise Fílmica; ou que após Storytelling entre em uma aula sobre slogans ou desenvolvimento de APPs, por exemplo. 

Quais as vantagens de se formar em Comunicação e Publicidade?

Há duas grandes vantagens. A primeira é o aquecimento do mercado devido à convergência da comunicação com as tecnologias. Deste fenômeno, emergiram uma série de funções que, em última análise, cuidam das comunicações das marcas no ambiente digital, tais como gestão de social media e desenvolvedor de conteúdo, por exemplo. 

Além disso, há outro grande diferencial: é profissão “tipo exportação”. A publicidade brasileira é uma das mais fortes do mundo e nossos profissionais são demandados internacionalmente. Essa situação não acontece em diversas outras áreas – a Comunicação é uma das áreas que mais facilita e impulsiona carreiras internacionais. 

Áreas de atuação?

Há diversas áreas de atuação. Os profissionais atuam no ambiente corporativo, ou seja, empresas e instituições. Também atuam em agências de comunicação e, ainda, nos serviços e nas produtoras especializadas (tecnologias, audiovisuais). As possibilidades são amplas. Alguns exemplos de funções são: diretoria e gerência de marketing, coordenação de marketing, social media strategy, planejador de comunicação, diretor de criação, planejador de mídia e conexões, gerente de produto, gestão de e-commerce, redator/roteirista, diretor de arte, executivo de contas, diretor de cena, fotógrafo, pesquisador de mercado, coolhunting e muito mais.    

Salários Médios

Redator R$ 2,9 mil
Analista de mídia R$ 3 mil
Social media manager R$ 2 mil
Executivo de contas R$ 4 mil
Analista de marketing R$ 3 mil
Coordenador de marketing R$ 6,5 mil
Diretor de Arte R$ 3,7 mil
Diretor de criação R$ 5,8 mil
Analista de ecommerce R$ 2,8 mil

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil

Livros para quem se interessa por Publicidade e Propaganda

Na Toca dos Leões, de Fernando Morais 
A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Marketing 4.0, de Philip Kotler 
Storytelling: Histórias que deixam marcas, de Adilson Xavier
Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra, de Robert Cialdini
A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins

LEIA TAMBÉM:

Conheça mudanças que estão revolucionando as áreas de marketing e publicidade

11 curiosidades sobre o mundo da publicidade

Como é trabalhar em uma agência de publicidade

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *