Quer algum dia se aposentar pelo sistema público de previdência? Faça o primeiro pagamento antes que a reforma entre em vigor e reduza em cinco anos seu tempo mínimo de contribuição (e nem precisa chegar à idade sugerida pelo app de envelhecimento…)
Se você ainda está começando a carreira, talvez não dê muita bola para as discussões sobre a reforma da Previdência. Afinal, vai demorar um bom tempo (tipo até ficar com aparência de senhor sem precisar usar nenhum app) para que você pendure as chuteiras. Mas tomando uma atitude agora, você poderá trabalhar cinco anos a menos para se aposentar.
Entenda
Ao que tudo indica, o prazo mínimo de contribuição ao INSS passará dos atuais 15 para 20 anos, no caso dos homens – e com idade mínima de 65 anos. E isso mesmo que alterações no texto aprovado em primeiro turno na Câmara sejam feitas no Senado (o que faria tudo voltar para uma nova votação dos deputados).
A salvação
Uma reportagem do UOL, do dia 17 de julho, sugere uma maneira de “economizar” cinco anos nesse processo. Como? Aconselhando que todos os homens com idade a partir de 16 anos e que ainda não contribuem com o INSS, o façam ANTES de a reforma começar a valer.
O conselho dos especialistas ouvidos pela reportagem é claro: homens que começarem a pagar o INSS antes da reforma vão se engajar no sistema imediatamente e garantir o prazo atual de 15 anos. E isso pode ser feito mesmo que a pessoa não esteja empregada (com carteira assinada), realizando o pagamento de forma facultativa.
Na reportagem, há orientações sobre quem pode (e como) se tornar um contribuinte facultativo. Essas mesmas informações também podem ser encontradas no site do INSS.
Lembrete: para mulheres, o tempo mínimo de contribuição continuará sendo de 15 anos.