Saiba quais foram os assuntos do Enem desde 2013 e confira 5 dicas para se preparar para a prova mais esperada do ano
Uma das avaliações mais temidas e rigorosas do Enem é a redação. O exame sempre aborda pautas importantes e atuais e, para te ajudar a se preparar, listamos os temas de redação do Enem dos últimos 10 anos e também selecionamos algumas dicas para você se sair bem no exame.
Vale destacar que em alguns anos houve uma segunda aplicação da prova, destinada a pessoas que não puderam comparecer ao exame por conta de doenças infectocontagiosas ou de logística, como desastres naturais que impediram a chegada ao local ou queda de energia elétrica que dificultou a leitura e execução do exame.
OS TEMAS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
A proposta era o candidato refletir sobre os impactos da Lei Seca no comportamento dos motoristas, na redução dos acidentes de trânsito e no consumo de bebidas no país. O tema também promoveu a discussão sobre a eficiência da legislação e da conscientização da população.
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
A regulamentação e o impacto da publicidade direcionada às crianças foram o tema da redação, que estimulou os estudantes a analisarem as estratégias de marketing para o público infantil e a formação precoce de seus hábitos de consumo e a apresentarem soluções para essa questão.
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Desigualdade de gênero, educação preventiva contra a violência, importância da denúncia e causas e as consequências dos ataques contra as mulheres levaram à reflexão sobre a construção da cultura da violência e o papel da sociedade para promover o respeito e a igualdade.
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
A discriminação religiosa, a importância do diálogo inter-religioso, a educação para a tolerância e os desafios enfrentados por membros de crenças diferentes foram o tema da prova de primeira aplicação de 2016, que estimulou a reflexão sobre os mecanismos de combate a esse tipo de violência.
2016: Caminhos para combater o racismo no Brasil
Na segunda aplicação do exame de 2016, o tema foi a discriminação racial no Brasil e os possíveis caminhos para a construção de uma sociedade justa, tolerante e igualitária. Além de refletir sobre as nuances do racismo, a prova incentivou a apresentação de propostas de combate ao preconceito racial.
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Qual é o papel do Estado, da sociedade e das escolas para o desenvolvimento de um sistema educacional que contemple os estudantes surdos? Esse questionamento fez os estudantes refletirem sobre deficiências nas políticas de inclusão e as barreiras pedagógicas e linguísticas para o ensino dos deficientes auditivos.
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
A privacidade e a manipulação das informações pessoais na era digital foram o tema da prova de 2018. O objetivo era levar os estudantes a refletiram sobre as tecnologias e as redes sociais, o uso indiscriminado dos dados e a importância da proteção das informações pessoais para garantir a segurança dos indivíduos no ambiente digital.
2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Instrumento de formação de identidade e de expressão cultural, o cinema ainda encontra barreiras geográficas e socioeconômicas no Brasil. Nessa redação, o estudante foi convidado a refletir sobre a importância da valorização da diversidade cultural e a criação de políticas públicas para o acesso de toda a população à cultura.
2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
O preconceito contra pessoas com doenças mentais foi o tema da redação impressa do Enem em 2020. A prova discutiu a saúde mental no Brasil a partir da estigmatização da sociedade e da necessidade de ações para estimular a empatia e o acolhimento dos doentes mentais, além de reflexões sobre os desafios encontrados por eles.
2020: O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil
Em 2020, devido à pandemia o Enem também aplicou uma prova digital. O tema? A desigualdade nas esferas social, econômica e educacional nas diferentes regiões do país. Aos estudantes coube discorrer sobre o papel do Estado e da sociedade, as políticas de desenvolvimento e a necessidade da inclusão nas localidades menos privilegiadas.
2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
A garantia dos direitos civis e da igualdade social dos invisíveis – cidadãos que enfrentam dificuldade para obterem documentos de identidade – foram o tema da redação do Enem em 2021. Na pauta de discussão, os candidatos deveriam analisar e falhas nas políticas públicas que dificultam o acesso ao registro civil.
2022: Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil
Na aplicação regular do Enem a proposta era analisar os desafios culturais e socioambientais dos povos tradicionais e a importância da sociedade e das instituições para estimular a manutenção e o fortalecimento das tradições, costumes e cultura dessa população.
2022: Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil
Em 2022, o Enem teve um exame de segunda aplicação para quem não pode comparecer no dia da prova e para PPLs (Pessoas Privadas de Liberdade, ou seja, população carcerária e de instituições socioeducativas). A insegurança alimentar e o direito à alimentação estimulou a reflexão sobre as causas, consequências e o papel do Estado, das instituições e da sociedade na busca pela erradicação da fome.
2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Os estudantes tiveram que discorrer sobre o chamado trabalho “invisível”, tarefas como cuidar da casa e dos filhos, que costumam sobrecarregar a maior parte das mulheres, incluindo aquelas que trabalham fora de casa e se desdobram para dar conta de toda essa carga de trabalho.
Como fazer uma boa redação do Enem
Para fazer uma boa prova, não basta escrever bem e saber interpretar texto. O exame sempre trata de questões atuais do Brasil, então é preciso se organizar, reunindo informações para compor um repertório consistente para conquistar uma boa nota na avaliação. Além do conhecimento, o estudante tem que se preparar para redigir o texto. Confira a seguir algumas dicas para se sair bem:
1. Fique por dentro de temas sociais
Problemas sociais são recorrentes na redação do Enem. Para se preparar para o exame é fundamental ler jornais e revistas, assistir o noticiário, ouvir podcasts jornalísticos ou de formadores de opinião confiáveis e ficar por dentro do que anda sendo discutido pela imprensa, pela sociedade e pelo Estado.
Aproveite para se inteirar sobre outros temas importantes, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ESG (Environmental, Social and Governance), as mudanças climáticas e as principais diretrizes dos estatutos do idoso e da criança e do adolescente, além de direitos indígenas e leis contra a discriminação em toda as suas esferas.
2. Conheça os critérios de correção
A correção da redação se baseia em cinco competências, então é importante saber quais são:
Domínio da escrita forma da língua portuguesa: escrever de acordo com as regras de escrita, fazendo pontuações, abrindo parágrafos etc.
Compreensão da proposta e respeito ao tema: avalia a capacidade de interpretação de texto e a coerência do raciocínio com base no tema.
Defesa de um ponto de vista: ser coerente na explanação de seu ponto de vista com argumentos consistentes para defendê-lo.
Conhecimento para a estruturação da argumentação: dominar a linguagem com vocabulário diversificado, uso de locuções, preposições e outros recursos gramaticais.
Proposta de intervenção: toda redação do Enem tem que encerrar com uma proposta para uma eventual solução do problema apresentado.
3. Como escrever a redação
Primeiro leia o tema, depois o conteúdo de apoio e organize as informações e sua ordem para redigir o texto, que deve ter parágrafo de introdução, argumentação e fechamento com uma proposta para o problema.
4. Revise o texto
Releia com calma tudo o que escreveu e corrija o que for necessário. Deixe seu rascunho de lado, responda as outras questões da prova e quando terminar volte para a redação. Releia, corrija e passe a limpo.
LEIA TAMBÉM: