Sisu, Prouni e Fies. Conheça essas e outras formas de utilizar a nota do Enem para entrar em universidades públicas e privadas do Brasil e do exterior
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova com questões de múltipla escolha aplicada anualmente em todo o Brasil e que tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Além disso, também é uma porta de entrada para o ensino superior. Quer saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Confia a seguir algumas formas:
1. Universidade pública por meio do Sisu
Com a nota do Enem, é possível ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se de um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) cuja finalidade é reunir vagas de diferentes instituições públicas e selecionar os candidatos inscritos no programa, de acordo com o curso e a concorrência em questão.
2. Universidade privada por meio do Prouni
A nota do Enem também pode ser utilizada como ingresso para uma universidade privada. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para os candidatos inscritos no programa que têm interesse em cursar uma graduação em instituições particulares.
Vale lembrar que, para participar do processo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Entre eles, estão apresentar uma nota média igual ou superior a 450 pontos no Enem, não ter zerado a redação, e comprovar que possui uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
3. Substituir o vestibular pelo Enem
Além de realizar os seus próprios vestibulares, também é comum que algumas faculdades particulares utilizem a nota do Enem como forma de inscrição nesse tipo de processo seletivo. No entanto, é importante ressaltar que cada instituição tem as suas próprias regras quando o assunto é substituir uma prova por outra. Na ESPM, por exemplo, é necessário ter uma média geral mínima de 580 pontos e uma nota mínima de 600 pontos na redação do Enem.
4. Financiamento por meio do Fies
Outra alternativa para quem pensa em utilizar a nota do Enem para entrar em uma faculdade é fazer um financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “O Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato”, diz uma descrição publicada no site do governo.
Vale lembrar que, para participar do processo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Entre eles, estão apresentar uma nota média igual ou superior a 450 pontos no exame, não ter zerado a redação, e comprovar que possui uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
5. Estudar fora do Brasil
Alguns países costumam utilizar o Enem como forma de ingresso em instituições de ensino estrangeiras. Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido estão entre eles. No entanto, é importante ressaltar que cada país tem as suas próprias exigências em relação a esse tipo de processo seletivo.
O Enem Portugal, por exemplo, é um programa que estabelece uma parceria entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, e universidades portuguesas. “Mais de 50 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores têm acordo interinstitucional com o Inep, que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal”, explica uma publicação do site do governo.
LEIA TAMBÉM: