Modo que lemos e escrevemos influencia no jeito que cineastas dirigem seus filmes e nos movimentos dos personagens na telona
Por Luísa Serpelloni
Dirigir um filme não é uma tarefa fácil, existem inúmeros detalhes que podem comprometer o entendimento do telespectador. Por exemplo, a diferença que existe entre mover-se da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.
Eu sei que não parece grande coisa, mas um vídeo do canal Now You See It nos provou ao contrário.
Antes de entender como o sentido do movimento da câmera importa, precisamos saber que fora do cinema isso também é trabalhado. Na nossa vida, movimentos que vão da esquerda para direita significam progresso e de certa forma é o que consideramos normal.
Para entender melhor é só pensar em alguns exemplos que aparecem no vídeo. Os personagens do videogame sempre se locomovem da esquerda para direita, assim como também na nossa leitura de livros. Se paramos para pensar, perceberemos que a maioria das coisas da nossa vida acontece nesse sentido.
Já direita para a esquerda, causa um estranhamento e nos trás a ideia de regresso.
Tendo em vista que o telespectador é influenciado por essa ideia, por causa de como nosso cérebro já funciona, criaram uma teoria de que os diretores de filmes usam isso para dirigir suas cenas.
Um exemplo clássico disso aparece em O Senhor dos anéis. A jornada do anel até a montanha da perdição é retrata justamente da esquerda para direita, mostrando o progresso que os personagens do filme estão tendo em sua missão.
LEIA TAMBÉM:
Quiz: teste os seus conhecimentos sobre cinema
Em 2012 a Cleveland State University fez um estudo com pessoas mostrando duas cenas que a única diferença é a direção do movimento da câmera. As respostas sobre o que elas sentiam com cada cena foram completamente diferentes, mostrando que realmente esse até então simples fenômeno influencia na percepção das pessoas.