LOADING

Digite para buscar

Last Seen: o podcast sobre o maior roubo de arte da história

Compartilhe

Conhecido como um dos maiores crimes da história, ainda não solucionado, o roubo ao Isabella Stewart Gardner Museum virou conteúdo de uma série de podcasts, chamada de Last Seen

Por Daniel Ferreira 

O crime aconteceu na madrugada do dia 18 de março de 1990, em Boston, nos Estados Unidos. Dois homens disfarçados de guardas entraram no museu, renderam e amarraram o verdadeiro guarda no porão. Eles então seguiram para o segundo andar onde as principais obras de artes ficavam. Cerca de 81 minutos após a entrada, os ladrões deixaram o prédio com 13 peças de arte, avaliadas hoje em mais de 500 milhões de dólares.

Dentre as obras roubadas estão “O concerto” de Johannes Vermeer, avaliado em mais de 200 milhões de dólares, “A tempestade no mar da Galileia” e “Uma mulher e cavalheiro de preto” ambas do renomado Rembrandt. Os lugares ocupados pelas pinturas permanecem vazios até hoje.

O podcast é uma parceria da WBUR, uma rádio pública americana, com o The Boston Globe. Os 10 episódios da série focam nas várias tentativas de reaver as peças para o museu e na descoberta do que aconteceu naquela noite. A única pista que os investigadores têm são os dados coletados pelos sensores de movimento, porém, eles não dão a exata localização dos bandidos no museu.

Vale ressaltar que o museu oferece uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que possam ajudar na resolução do crime. E ainda, uma recompensa extra de 100 mil dólares em troca de informações sobre um adorno em forma de águia, que coroava uma importante bandeira napoleónica.

Os episódios estão disponíveis no site da WBUR e cada episódio contém cerca de 35 minutos, com a edição final especial com 60 minutos.

Conteúdo originalmente publicado no Newronio, blog escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *