Já ouviu falar em “sinônimo de categoria”? Responda nosso teste e veja como algumas marcas se tornaram mais famosas do que os produtos que elas vendem
Hastes flexíveis, amido de milho, poliestireno expandido. Você certamente já utilizou esses produtos. Mas provavelmente não os conhece por esses nomes complicados e sim por marcas famosas, como Cotonetes, Maizena e Isopor. De acordo com Alessandro Souza, coordenador da graduação Comunicação e Publicidade ESPM em Porto Alegre, esse fenômeno chamado “sinônimo de categoria” ocorre quando um produto se torna a referência para toda categoria de produtos similares ou concorrentes.
“Normalmente é uma tecnologia disruptiva que, naturalmente chama atenção do consumidor, combinada à publicidade. Isso, porque, quando há uma inovação, muitas vezes é necessário ‘explicá-la’ ao público. Em certos casos, quase como um passo a passo”, comenta Alessandro. “Assim, grandes marcas que viraram sinônimo de categoria são ou foram grandes anunciantes, como Bombril e Yakult. Esse é o cenário ideal: produto inovador com publicidade pertinente e criativa!”
O professor explica que marcas que alcançam esse status conseguem “conquistar a mente e o coração dos consumidores”, assim têm uma grande vantagem em relação aos concorrentes. “Em geral, os competidores têm como única alternativa vender por preços mais baixos. Ou seja, adotam uma estratégia mais básica, pois não alcançam a mesma força de marca.”
Quer ver como o “sinônimo de categoria” funciona na prática? Responda nosso teste e veja como algumas marcas são mais conhecidas do que os produtos que elas vendem. Você vai se surpreender com alguns itens dessa lista!