#Contrate Estagiário foi idealizado em parceria pelas áreas de carreiras da ESPM, FAAP, FACAMP, FGV, FIAP, IBMEC, Insper, Mauá e Puc
A pandemia de covid-19 também está impactando o mercado de estágios. De acordo com dados da Companhia de Estágios, houve uma redução de 35,4% nas vagas deste tipo no primeiro semestre. “Mas o que temos que observar é que mais de 60% continuam contratando”. É com esse pensamento otimista que Adriana Gomes, coordenadora do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM, idealizou o movimento #Contrate Estagiário.
A iniciativa é uma parceria entre as áreas de carreira das faculdades ESPM, FAAP, FACAMP, FGV, FIAP, IBMEC, Insper, Mauá e Puc. “O #Contrate Estagiário surgiu para mostrar aos jovens que muitas empresas valorizam os estagiários e continuam contratando”, explica Adriana.
De acordo com a orientadora de carreiras, apesar da redução de oportunidades em algumas áreas, como comércio, serviços e indústria automobilística, em outras a busca por estagiário se manteve estável. É o caso do mercado financeiro, da construção civil e do setor farmacêutico. E houve até aumento de procura no segmento de tecnologia da informação. “Existem empresas que valorizam muitos os estagiários. As contratações continuam e a tendência é melhorar”.
O movimento foi lançado recentemente, em 6 de julho, mas já conta com a adesão de grandes empresas. Entre as parceiras estão, por exemplo, a Azul Linhas Aéreas, o BTG Pactual, Grupo Boticário, Pepsico e Sanofi. Também fazem parte da iniciativa organizações especializadas em recrutamento e seleção, como a Cia de Talentos, a Companhia de Estágios e o Wall Jobs.
Além de divulgar oportunidades para os jovens, o #Contrate Estagiário planeja realizar lives com os parceiros. Para saber mais, acesse o site do movimento ou siga sua página no Instagram.
Empresas que queiram fazer parte da iniciativa devem entrar em contato pelo email [email protected].