Mercado de games cresce a cada ano. Mas novo jeito de comprar jogos e equívocos administrativos estão prejudicando a GameStop
A indústria dos games cresce a cada ano. De acordo com a consultoria Newzoo, esse mercado deve gerar receita de US$ 152 bilhões em 2019. Mas a GameStop, maior varejista de games do mundo, não está conseguindo surfar essa onda. Pelo contrário, vem passando por um momento delicado.
Segundo informações divulgadas pelo site norte-americano Business Insider, o valor das ações da rede caiu dois terços nos últimos seis meses, indo de 15 dólares em janeiro para 5 dólares em julho. Mas por que uma empresa líder em um setor que prospera não anda bem das pernas?
Assim como a rede de locadoras Blockbuster, que teve que baixar as portas de suas lojas após perder mercado para os serviços de streaming, a GameStop está vendo seu modelo de negócio ser superado pela internet.
Como lembrado pelo Business Insider, desde o lançamento da geração atual de consoles em 2013 – Xbox One e o PlayStation 4 – o jeito de comprar jogos mudou. Isso graças as plataformas Xbox Live (Microsoft) e PlayStation Network (Sony) que possibilitaram aos gamers adquirir jogos sem sair de casa.
De acordo com o site norte-americano, além do problema com seu modelo de negócios, a varejista de games sofre por problemas administrativos, como “incapacidade ou falta de vontade de evoluir” e erros em aquisições de outras empresas.
Como você costuma comprar games? Você acredita que as lojas físicas de game vão desaparecer? Deixe sua opinião nos comentários!