Cientista de dados, desenvolvedor, product owner, devops, líder de transformação digital e mais. Conheça funções que alguém graduado em Sistemas de Informação pode exercer
Uma das áreas mais em alta da atualidade, Sistemas de Informação é um campo cuja atuação cresce e encontra desmembramentos conforme a tecnologia avança e se modifica. Quem trabalha nesse segmento pode atuar em diversas profissões ligadas a tecnologia, que vão muito além da “programação de computadores”, como se dizia antigamente. Flávio Azevedo, coordenador do curso de Sistemas de Informação da ESPM São Paulo, apresenta algumas dessas opções.
1. Tech Lead
O profissional é responsável pela manutenção da comunicação fluida com a liderança da empresa e pela orientação do time. É ele quem proporciona aos membros da equipe todos os recursos necessários para tornar o resultado final cada vez mais eficaz.
2. Engenheiro de dados
Lida com a primeira etapa do processamento de dados de uma empresa, transformando esse material bruto em uma série de atividades. A pessoa trabalha para dar utilidade prática à grande quantidade de informação disponível, desde o processo de coleta e armazenamento até a distribuição pública dos dados.
3. Cientista de dados
Trabalha com um grande volume de dados, muitas vezes não estruturados, conforme eles são coletados. É um profissional que tem papel essencial na inteligência do negócio, pois traduz as informações em relatórios que auxiliam gestores na tomada de decisões.
4. Detetive de Dados
Esse profissional trata dos diferentes processos importantes para a organização, garantindo a proteção dos dados e focando no desenvolvimento de estratégias de segurança por meio da coleta das informações. De posse desses ferramentais, enxerga novas possibilidades para a empresa, identificando comportamentos ilegais, evitando fraudes e garantindo maior segurança dos dados da organização e de seus clientes.
5. Desenvolvedor full stack
É um profissional multitarefa que transita entre projetos de desenvolvimento front-end (interface gráfica de um site) e back-end (estrutura que possibilita a operação do sistema). Também pode contribuir no desenvolvimento de todas as etapas ou de partes de um sistema, como o servidor e o banco de dados.
6. Product owner
O nome do cargo já deixa claro que essa pessoa é responsável por manter a integridade conceitual das novas funcionalidades, bugs ou melhorias de um software. Também é a pessoa que preza pela qualidade final das entregas, sendo o único que tem poder e autonomia para aceitar as funcionalidades como concluídas.
7. DevOps
Atua simultaneamente nas áreas de sistemas e infraestrutura. De maneira simplificada, esse profissional aproxima e melhorar a comunicação entre os desenvolvedores de software (Dev) e os administradores do sistema (Ops) dentro de um projeto.
8. Líder de transformação digital
Além de integrar as habilidades da liderança natural e do conhecimento técnico, esse profissional define a aplicação de novas tecnologias no dia a dia. Também está sempre atento aos aspectos disruptivos da tecnologia diante da transitoriedade atual dos negócios.
9. Líder de Sistemas de Informação
O profissional é dotado de grande perfil analítico para gerenciar projetos de transformação digital e inovação tecnológica, no sentido de promover a materialização de ideias no formato de aplicações para os ambientes web e mobile.
10. Chief Information Officer (CIO)
A tecnologia fez surgir esse cargo, que é tão importante quanto o do CEO. Afinal, a pessoa responde por tudo o que se refere à tecnologia da informação. Gerencia todos os recursos digitais e sistemas da empresa para que os colaboradores desempenhem bem os seus papéis e alcancem os objetivos.
LEIA TAMBÉM:
7 livros, filmes e séries sobre tecnologia
Entenda o que é inteligência artificial
Sistemas de Informação: 7 coisas que você aprende na graduação