LOADING

Digite para buscar

A solidão nos videogames e a obra de Aristotle Roufanis

Compartilhe

Vídeo publicado no YouTube explora solidão em games de mundo aberto

Por Matheus Rodrigues 

Quem joga videogame, principalmente RPG ou aqueles de mundo aberto, sabe bem como é passar dezenas de horas na própria companhia. Contemplando essa situação frequente, Jacob Geller publicou um vídeo em seu canal no Youtube, onde divaga um pouco sobre a relação que mantemos entre esses universos solitários e nós mesmos.

É um consenso que jogos de mundo aberto mais recentes como Red Dead Redemption, The Witcher 3 e The Legend of Zelda: Breath of The Wild, podem ser perfeitamente descritos como “vivos”, uma vez que os elementos do mundo tornam a imersão quase que absoluta, com pessoas, animais e criaturas coexistindo com vegetação, cidades e paisagens de tirar o fôlego.

Mas mesmo com todos esses jogos tão vívidos e recheados de detalhes, o jogador relatou que existiam longos momentos (especificamente em Red Dead, na área desértica após o fim do game) de pura solidão onde ele poderia refletir mais sobre si mesmo.

E ele percebeu que esses momentos solitários eram justamente os momentos onde ele sentia mais vida no jogo, em que conseguia imprimir significado sobre o vazio e o silêncio ao seu redor.

Jacob Geller também relaciona essa situação de solidão artificial com a obra “Alone Together” do artista grego Aristotle Roufanis, que reproduz imagens impressionantes sobre a solidão em montagens com inúmeras fotografias. Assim como no vídeo, recomendo que você aumente a luminosidade da tela do seu celular, tablet ou computador para poder melhor conferir as fotos.

Por conta da quantidade hercúlea de fotos, é possível dar zoom nas imagens com uma perda de qualidade muito reduzida. O que pode ser melhor observado ainda no portfólio do artista.

LEIA TAMBÉM:

‘Kerana’: game brasileiro resgata as raízes da mitologia tupi-guarani

Quiz: com qual personagem de games clássicos você mais se parece

Vídeo explora como pensa alguém que joga videogame pela primeira vez

Conteúdo originalmente publicado no Newronio, blog escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM. Para conferir a nota completa, clique aqui.

Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *