Procedimento foi descoberto porque agentes chineses se esqueceram de apagar o spyware após a inspeção dos aparelhos
A China está secretamente instalando um spyware (aplicativo de espionagem) em smartphones Android de turistas. É o que revelaram veículos de imprensa internacionais, como The Guardian e New York Times.
De acordo as publicações, agentes de fronteira chineses instalaram os programas em celulares de turistas que entram no país pela região de Xinjiang. O país asiático está vigiando de maneira intensiva grupos minoritários muçulmanos que vivem lá.
Os turistas que acessam o país por essa região precisam entregar seus aparelhos telefônicos aos agentes e informar as senhas. iPhones passam por uma máquina em que todo seu conteúdo é analisado e nos aparelhos Android um spyware que escaneia o telefone e coleta dados é instalado.
Segundo os sites, o aplicativo chamado BXAQ ou Fēng cǎi checa contatos telefônicos, mensagens de texto, histórico de chamadas, agenda e quais apps estão instalados no aparelho. As informações coletadas são enviadas a um servidor.
O procedimento padrão é que os agentes excluam o aplicativo dos aparelhos após a inspeção, mas alguns oficiais se esqueceram de fazer isso em alguns aparelhos. E assim o caso foi descoberto pelos veículos internacionais.