Coordenador do curso de Sistemas de Informação da ESPM destaca os principais temas ensinados no curso
“O mercado de tecnologia está superaquecido e há um déficit de profissionais. Existem cerca de 70 mil a vagas a serem preenchidas por pessoas preparadas para atuar na área”, afirma Flavio Azevedo, coordenador da graduação em Sistemas de Informação da ESPM São Paulo. Com esse panorama e salários atraentes, que começam por volta de R$ 4 mil para analistas de teste júnior, segundo dados do site da empresa de recrutamentos Robert Half, cursar SI pode ser uma boa opção. Veja a seguir 7 matérias da faculdade de Sistemas de Informação:
1. Programação
O curso ensina o uso da tecnologia como meio para a resolução de problemas, oferecendo disciplinas que envolvem programação para materializar ideias, algo essencial para que um app ou site saia do papel. O estudante tem de estar preparado para exercitar o raciocínio lógico. Veja 6 habilidades que você pode desenvolver programando.
2. Banco de dados
Saber criar um banco de dados é a base para o profissional da área. No curso, aprende-se concepção do modelo de banco de dados, engenharia e visualização de dados, que permitem ao estudante se tornar um cientista ou engenheiro de dados. O engenheiro constrói a base de sustentação para que o cientista, que usa as estatísticas do banco para orientação a tomada de decisão de uma empresa, possa trabalhar.
3. Criação de nuvem
O estudante aprende a implantar uma solução em uma nuvem, desde a feitura da infraestrutura da nuvem até o desenvolvimento e aplicação do seu sistema de segurança. Isso é ensinado em disciplinas distintas, mas que se complementam entre si.
4. Cibersegurança
Programar sistemas de previnam a invasão de uma empresa ou site é o que se aprende na disciplina de cibersegurança. Esse segmento de Sistemas de Informação tem elevada demanda de profissionais que dominem bem as técnicas de proteção, entre elas o desenvolvimento de criptografia.
5. Criação de software
O desenvolvimento de um software pede um profissional com conhecimento para criar uma aplicação com excelência em engenharia. Significa desenvolver um software com padrão de qualidade elevado e que ofereça uma navegabilidade sem bugs, que não dê “pau”, ou seja, uma aplicação a prova de erro.
6. Desenvolvimento de wireframe, front-end e back-end
Estudar Sistemas de Informação também compreende em aprender a desenhar o wireframe, que é a estrutura base das telas de um app ou site. É o esqueleto do ambiente digital que, depois de aprovado, recebe a programação para a navegação. Na graduação também se estuda desenvolvimento de front-end, a interface do site ou aplicativo, e back-end, as funcionalidades de navegação.
7. Criação de games
Um bom curso oferece disciplinas que garantem uma formação substanciosa para quem deseja ingressar no mercado de games. A grade dessa disciplina vai do entendimento do funcionamento do segmento à criação de personagens, passando pela modelagem do jogo em 3D e ao UX design, entre outras habilidades. Saiba tudo sobre a profissão designer de games.
Grade Curricular Sistemas de Informação
Conheça mais disciplinas da graduação em Sistemas de Informação da ESPM:
- Algoritmos
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Data Base Essentials
- Game Essentials
- Introdução à Sistemas de Informação
- Matemática Discreta
- Modelos de Gestão
- Concepção de Interfaces e estratégias de UX
- Engenharia de Software
- Fundamentos de Marketing
- Lab. de Programação
- Networking
- Programação para Manipulação de dados
- Programação Web
- Arquitetura de Dados
- Estatística
- Estrutura de Dados
- Marketing Estratégico
- Modelagem de Sistemas
- Pensamento Contemporâneo
- Programação Orientada a Objetos
- Análise Exploratória
- Fundamentos de Economia
- Modelagem 3D
- Programação Funcional
- Qualidade de Software
- Sistemas Integrados
- Visualização de Dados
- Gerenciamento de Projetos
- Programação Mobile
- Segurança e Auditoria
- Infraestrutura Cloud
- Gestão de TI
- Tecnologias Emergentes
LEIA TAMBÉM:
Sistemas de Informação: tudo o que você precisa saber sobre a graduação
4 possibilidades de atuação para quem se forma em Sistemas de Informação