10 dicas de última hora para o Enem 

Confira um guia com tudo o que você precisa fazer na véspera e no dia do Exame Nacional do Ensino Médio 

 

Enfim, o dia de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. É uma época de ansiedade, talvez bata um pouco de insegurança, e a reta final é momento de manter a calma. Para fazer a prova com tranquilidade e chegar preparado ao local do exame, acompanhe as dicas de Luis Otavio Targa, coordenador da orientação profissional e orientador educacional e professor do colégio Vértice, de São Paulo.  

 

Com uma bagagem de muitos anos ajudando os alunos nos preparativos para o Enem, Targa traz um importante recado. “A pandemia teve um impacto muito grande no ensino e no aprendizado. Teve quem entrou no ensino médio no primeiro ano de isolamento e vai fazer o Enem tendo estudado praticamente tudo digitalmente. Então é necessário entender que se o candidato não for aprovado este ano não tem problema, porque ele veio de um modelo de ensino atípico e não deve se cobrar.” 

 

Além desse conselho, o especialista tem outras recomendações valiosas para quem vai encarar a prova. Confira a seguir 10 dicas de última hora para o Enem:  

 

 

Véspera da prova 

 

Estudante com vários livros

1. Revise conteúdos, mas sem se aprofundar 

Na véspera da prova, não estude de maneira aprofundada um tema específico. Use esse dia para revisar ou recordar algo e não para se dedicar a aprender. Porque se você ainda não sabe sobre determinado assunto, não é em um único dia que vai conseguir o dominar. Revise algumas fórmulas de matemática, física ou química ou confirme uma data histórica, por exemplo, mas nada muito além disso.  

 

2. Evite atividades físicas intensas, comidas pesadas e durma cedo

Como a prova é longa, 5h30 no primeiro dia e 5 horas na segunda etapa, é muito importante estar com a resistência física e o organismo bem preparados. Nos dias anteriores, vale a pena mudar a rotina. Evite fazer atividades físicas que gastem a sua energia, como jogar futebol ou correr, durma cedo para ter um sono restaurativo, porque a mente descansada melhora o foco e a concentração, e evite comidas pesadas que dificultam a digestão e dão sono. Procure se distanciar de conteúdos violentos de jogos, músicas e filmes, e também de conversas que possam alterar o seu humor.  

 

3. Estude o trajeto até o local de prova

Além de você, centenas de candidatos irão para o mesmo lugar onde vai ser o exame. Pesquise com antecedência o transporte público e confira o tempo médio de deslocamento. Se alguém for te levar, o ideal é que essa pessoa vá uns dias antes para conhecer o trajeto. O professor do colégio Vértice recomenda que o acompanhante não o aguarde para evitar que você fique ansioso por saber que alguém te espera.  

 

4. Programe-se para chegar cedo 

Luis Otavio recomenda que o estudante se planeje para chegar com uma hora de antecedência. Isso evita estresse diante de congestionamentos ou eventos incontroláveis, como um carro quebrar ou um trem com lentidão. Os portões abrem meia hora antes e quem chega cedo vai tranquilo para a sala, inclusive com disposição para subir escadas sem pressa se houver fila para os elevadores.
 

 

Dia da prova 

Acordando em dia de prova

5. Leve apenas o necessário

Menos é mais, então leve somente o material que vai usar (para ter certeza de tudo, leia o edital da prova). Não é permitido usar relógio, boné, gorro e óculos escuros. A única caneta aceita é na cor preta e com estrutura transparente. Lápis e borracha também são proibidos. O celular deve ser guardado desligado em um saco plástico entregue a cada candidato e colocado na parte de baixo da carteira. Certifique-se de que o aparelho está de fato desligado, porque por um simples som de alerta de SMS sua prova poderá ser anulada. Prefira roupas de cores neutras e sem estampas. Quanto menos você for visto, mais concentrado ficará.
 

6. Sente-se mais próximo da lousa 

Se possível procure se sentar nas carteiras mais perto do quadro, na dianteira da sala. Primeiro, porque é mais fácil de ler quando o fiscal anota quanto tempo falta para terminar a prova. Segundo, porque quem se senta no fundo tem maior propensão a se distrair com as pessoas que se levantam para ir ao banheiro ou que fazem pausa para se alimentar.

 

7. Não exagere na água e consuma alimentos leves

É importante se manter hidratado, mas não exagere no consumo de líquidos. Isso evitará que você vá muitas vezes ao banheiro. Dê preferência para barras de cereais, frutas e alimentos com bom teor nutricional e de fácil digestão.  

 

 

Hora da prova 

 

Estudantes fazendo prova

 

8. Antes de começar a responder, leia o tema da redação 

Assim que receber o caderno, leia primeiro a proposta da redação. Ao se inteirar sobre o tema o cérebro já começa a processar o assunto e a buscar no seu “HD interno” as informações arquivadas. Além disso, talvez algumas questões do exame tenham elementos que podem te ajudar na construção do texto.  

 

9. Comece respondendo os temas que você domina 

Antes de começar o exame, leia todas as perguntas para ter uma ideia geral e comece a responder pelo bloco com os assuntos que você domina – 45 questões de linguagem ou 45 de ciências humanas. Pule as perguntas que não sabe a resposta logo de cara, para não perder tempo. Marque tudo o que vai ser respondido no final, para visualizar com facilidade depois. Para localizar com facilidade as questões que você deixou para o final, faça algum tipo de marcação no caderno, como colocar um grande asterisco ou circular toda a pergunta. Vale qualquer coisa que te ajude a encontrar logo o que falta responder. 

 

10. Administre bem o tempo de prova

O tempo médio gasto em cada questão deve ser de aproximadamente três minutos. A cada 30 minutos o fiscal anota no quadro o tempo que falta para o término do exame. Você pode aproveitar essa informação para calcular quanto leva para responder 15 perguntas e assim ter ideia de como está controlando o tempo. As perguntas de ciências humanas não estão separadas por blocos de temas, mas faz sentido responder por assunto para que você organize as informações na sua mente, evitando mudar de um tema para outro a todo momento.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Enem 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Bolsa de estudo: conheça 8 formas de fazer faculdade de graça ou pagando parcialmente

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER