6 setores de atuação para o administrador de empresas

Coordenadora da ESPM explica as novas demandas para quem gerencia ou supervisiona recursos, cria estratégias e toma decisões em todos os tipos de companhias e em diferentes etapas da cadeia produtiva 

 

Todo negócio precisa de um administrador de empresas e não é uma força de expressão. Das companhias tradicionais às mais inovadoras, todas procuram um profissional apto para gerir modelos já existentes, que seja capaz de lidar com as transformações, análises e reflexões, adaptar-se aos novos modelos e propor soluções.  

 

“O mercado está saturado para um administrador de empresas ‘tradicional’, cuja função seria limitada ao controle de recursos financeiros a fim de aumentar a lucratividade”, explica a professora Frederike Mette, Coordenadora do curso de Administração ESPM-SP.  

 

“Isso porque os contextos atuais exigem a busca novos talentos adaptados a esse novo momento, altamente capacitados para repensar as operações, não importando o tipo”, aponta Frederike. “E também para serem agentes transformadores multiculturais das novas demandas, tanto em termos de soft skills quanto as que surgem a partir da digitalização, incluindo as ferramentas de gestão, análise e de interpretação de dados. 

 

Para a especialista, essa nova formação tende a tornar os profissionais muito adaptáveis a qualquer ambiente organizacional. Então, a seguir, conheça 6 setores que onde o administrador de empresas pode exercitar suas habilidades como gestor, consultor ou supervisor: 

 

1. Economia criativa 

Essa indústria movimenta grandes recursos dentro da economia (eventos de música, automobilismo, futebol, shows, produção em geral) e demanda diferentes habilidades para conciliar a boa gestão dos valores com estratégias de crescimento e necessidades específicas de cada nicho. 

 

2. Inovação 

O administrador pode abrir um novo negócio, gerenciando de forma inovadora tanto em startups quanto nas empresas tradicionais que estão abrindo departamentos de inovação (como os bancos e fintechs) ou modificando o escopo de sua atuação (telemedicina, teleconsulta etc.). 

 

3. Varejo 

O modelo tradicional vem passando por uma transformação multicanal, o que desafia o administrador de empresas a repensar novas operações, seja ao liderar equipes de vendas ou estabelecer parcerias com fornecedores, entre outras necessidades. 

 

4. Logística 

Gerencia o fluxo da produção, coordenando processos a partir das novas ferramentas tecnológicas. Atualmente, é cada vez mais urgente supervisionar estoques para o melhor atendimento de prazos, aprimorando a saúde da empresa, o que inclui a economia de recursos e a sustentabilidade de cada uma das etapas dessa operação. 

 

5. Marketing 

Deve gerenciar e/ou supervisionar todas as etapas que atendem/buscam clientes, com estratégias de atração para o público-alvo do negócio, sugerindo melhorias nos processos e também a tomada de decisões. 

 

6. Recursos humanos 

Por meio também da comunicação interna, gerencia, supervisiona e equilibra as necessidades do capital humano com as questões de produtividade das empresas, podendo atuar desde os processos seletivos à implementação e/ou fortalecimento de uma nova cultura organizacional. 

 

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