7 dicas para aproveitar a faculdade ao máximo

Dois jovens que se formaram recentemente e hoje se destacam no mercado de trabalho dão recomendações para quem vai encarar a vida universitária

 

Carolina Vinsch, natural de Canoas (RS), tem 20 anos e acabou de ser formar em Administração na ESPM Sul. Desde o colégio, ela gostava de organizar demandas, participar de atividades de liderança e de trabalhar com pessoas. “Mais tarde, entendi que isso estava relacionado a estudar Gestão, pois esse curso me daria possibilidade de ser uma profissional completa, com visão sistêmica, sem nunca estar limitada a só um caminho”, revela a hoje presidente da Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (Fejers).

 

Ela se encantou com a proposta de a faculdade de trazer, de forma prática, o que é ser um administrador: proporcionando vivências e conexões que somariam não só para a trajetória acadêmica, mas, principalmente, profissional. “Meu impulsionador foi a Empresa Jr. ESPM, já no primeiro semestre da graduação, e, com certeza, foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida!”, lembra. “Me encontrei na área comercial, descobri o quanto gosto de comunicação, persuasão e liderança. Isso só foi possível porque saí da minha zona de conforto. Busquei experiências novas e desafiadoras. Desde então, tomo decisões visando atingir esse grande objetivo que encontrei para minha vida.”

 

Gabriel Luiz, de 22 anos, também cursou Administração na ESPM, em Porto Alegre (RS). Passou pela Empresa Jr. da instituição, estagiou na Dell e atualmente atua como Representante de Desenvolvimento de Vendas na Kobe – Creative Software House, de Porto Alegre.

 

Ao longo de sua jornada universitária, aprendeu que o autoconhecimento é fundamental para potencializar pontos fortes e minimizar os fracos. “Conversei com várias pessoas, professores e mentores que contribuíram para que eu conseguisse lidar com a perspectiva pessoal e ansiedade”, lembra.

 

Com ajuda desses profissionais com quem teve contato durante a graduação, Gabriel estabeleceu objetivos de curto e longo prazo e focou em metas específicas para cada etapa de seu desenvolvimento profissional. “É importante ter essas referências.”

 

A seguir reunimos 7 dicas desses jovens talentos que irão ajudar quem está começando a vida universitária:

 

1. Vivencie tudo o que a faculdade oferece

O período da graduação precisa ser de envolvimento, de experimentação: faça parte do diretório acadêmico, busque cursos extras, participe de ações de voluntariado. Essas atividades também proporcionam muita bagagem para poder decidir o que você gosta (e também o que não gosta) de fazer.

 

2. Além de amizades, faça networking

A faculdade também é um espaço para fazer conexões e networking — contatos que também podem abrir portas futuras. É o momento de também ser visto, de interagir e, de forma proativa, iniciar conversas.

 

3. Use esse período para se descobrir

Mapeie tudo o que gosta e o que não gosta de fazer; o que é bom fazendo; quais são suas regras não negociáveis; do que não abre mão em um ambiente de trabalho, por exemplo. Olhar para esses pontos já ajuda a definir seu futuro profissional.

 

4. Experimente o mercado

Talvez não seja na primeira vaga que “vai se encontrar”. E está tudo bem! Você nunca saberia disso se não tivesse tentado, não é mesmo? Por isso, vivencie diferentes segmentos e conheça diferentes perfis de empresas para descobrir qual área mais desperta seu interesse.

 

5. Tenha fome de aprender

Não só em sala de aula, mas profissionalmente, procurando estágios e oportunidades efetivas para vivenciar e entender como são as cobranças no mercado.

 

6. Foque em algo

Aprimore-se e especialize-se nos temas de maior afinidade. Em cursos com muitas possibilidades (Administração, por exemplo), é preciso saber lidar com elas. Caso contrário, o que seria um fator positivo pode “te deixar perdido”.

 

7. Coloque o que aprender em prática

Implementar a teoria na prática e lidar com ambos os conceitos simultaneamente é o melhor cenário de todos para o seu desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM:

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER