Confira as características de cada tipo de instituição de ensino superior
Embora muitas pessoas se refiram a faculdade e universidade como sinônimo, o fato é que essas instituições de ensino são diferentes e é importante o estudante de primeira graduação entender o que as distingue. Além delas, pode-se optar por um centro universitário, que se posiciona entre as duas instituições. Confira as particularidades das três entidades e entenda qual a diferença entre faculdade e universidade.
Faculdade
Como ensina apenas algumas áreas do saber ou uma área específica do conhecimento, como Medicina, Direito, Administração e Educação, por exemplo, a entidade não possui autonomia para criar cursos sem autorização do MEC.
No Brasil, há faculdades públicas e privadas e em muitos casos o corpo docente da entidade mantida pelo governo é integrado por mestres ou doutores. Mas pela regra, é permitido que um terço dos professores tenha somente especialização (a pós-graduação lato sensu).
Embora não seja obrigatório, a faculdade pode oferecer pós-graduação em sua grade de cursos, bem como mestrado e doutorado.
Centro Universitário
Pode criar cursos e programas de educação em diversas áreas de conhecimento sem autorização do MEC e oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Outra diferença entre um centro universitário e a faculdade está na qualificação dos professores: um terço tem de ser composto por mestres ou doutores e um quinto deles precisa se dedicar integralmente ao trabalho na instituição.
Universidade
A instituição é multidisciplinar e com um escopo de atuação mais amplo, pois soma ao ensino a pesquisa e a extensão, formando um tripé. E abriga, dentro dela, diversas faculdades. Além disso, possui autonomia para criar programas de ensino e cursos de extensão. Existem universidades federais, mantidas pelo poder público, e privadas, e ambas atendem exigências do MEC.
Para pertencer a essa categoria, a entidade precisa oferecer pelo menos quatro cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles de doutorado obrigatoriamente.
Um terço do corpo docente deve ser composto por mestres e doutores, e um terço deles, pelo menos, precisa trabalhar integralmente na instituição.
A universidade deve oferecer programas de iniciação científica para promover pesquisa e extensão dos alunos.
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