Confira uma lista de obras para quem se interessa por esse assunto
Você gosta de cinema ou pensa em trabalhar com audiovisual? Os professores da graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM recomendam alguns livros que podem te ajudar a saber mais sobre esses assuntos. Veja a lista completa.
O Cinema e a Invenção da Vida Moderna, de Leo Charney e Vanessa Schwartz
Trata-se de uma coletânea de ensaios escritos por diversos autores e organizados por Leo Charney e Vanessa Schwartz. A obra publicada em 2001 tem o objetivo de estudar as formas e funções do olhar e da representação da vida urbana entre os anos de 1848 e 1920. A cada capítulo, uma nova abordagem sobre a relação entre o nascimento e a consolidação do cinema é apresentada. Entre os elementos analisados, estão a pintura, literatura, fotografia e exposições em museus.
O Discurso Cinematográfico: A Opacidade e a Transparência, de Ismail Xavier
Essa é uma das obras do pesquisador brasileiro e teórico do campo de estudos cinematográficos, Ismail Xavier. Publicado em 2008, o livro procura refletir sobre os conceitos que constituíram o pensamento estético do cinema e de que forma isso deu origem aos novos meios do audiovisual, desde a sua origem até as discussões mais recentes sobre esse assunto.
Design e Linguagem Cinematográfica, de Ludmila Ayres Machado
Trata-se de uma coleção que faz um estudo sobre as origens comuns do cinema e do design. Por meio de textos variados sobre o assunto, a autora Ludmila Ayres Machado espera mostrar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento do início do século XX convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica contemporânea. O livro, publicado em 2012, também traz análises dos aspectos imagéticos e projetuais na cinematografia de Alex McDowell.
O Cinema e a Produção, de Chris Rodrigues
Esse é um guia prático para estudantes de cinema e comunicação social. Na obra, a autora Chris Rodrigues levanta alguns aspectos que envolvem a produção de um filme, tais como a negociação de direitos autorais, captação de recursos, coordenação da equipe técnica, entre outros. O livro, publicado em 2007, também apresenta um breve histórico de movimentos importantes dessa área e reproduz documentos relevantes para quem segue essa carreira.
Mulheres de Cinema, de Karla Holanda
‘Mulheres de Cinema’ é um livro da cineasta brasileira, Karla Holanda. A obra, publicada em 2019, tem o objetivo de dar espaço para a reflexão sobre a história e as obras de profissionais do cinema que são pouco conhecidas no Brasil. Entre elas, estão cineastas da China Continental, do Irã e da Índia. A lista inclui desde nomes mais antigos até os mais atuais. A teoria feminista do cinema, o cinema lésbico e a pornografia feminina no cinema também são temas colocados em pauta.
Espelho Partido: Tradição no Documentário, de Silvio Da-Rin
Trata-se de um livro que percorre a história do gênero documentário no Brasil, desde a sua origem até as tendências mais atuais e os novos modelos de produção. Para fazer essa análise, o autor Silvio Da-Rin se utiliza de outros textos nacionais sobre esse assunto. A obra foi publicada em 2004.
Cinema e Política, de Leif Furhammar e Folke Isaksson
Nesse livro de 1976, os autores Leif Furhammar e Folke Isaksson traçam um panorama do desenvolvimento do cinema como meio de comunicação e entretenimento. Para fazer isso, eles trazem análises de filmes de cinemas de todo o mundo. Entre eles, o soviético, alemão, inglês, americano, italiano e o brasileiro. Os resumos das obras cinematográficas falam sobre assuntos, como as tentativas de mudanças sociais ocorridas na Comuna de Paris, no nazismo e na Guerra Civil Espanhola.
LEIA TAMBÉM:
Cinema e Audiovisual: tudo o que você precisa saber sobre a graduação