9 profissões para quem se forma em Publicidade e Propaganda

Além dos cargos nas agências, a digitalização vem criando outras oportunidades para os comunicólogos

 

Em dúvida sobre o que faz um profissional de Publicidade e Propaganda? A graduação em Comunicação e Publicidade figura entre as mais concorridas, mas também está entre as que mais oferecem oportunidades de atuação. Com a digitalização, esse mercado ampliou ainda mais e assim surgiram novas profissões para quem se forma na área. “Elas estão diretamente ligadas à complexidade de lidar com a comunicação da atualidade”, adianta Eduardo França, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM no Rio de Janeiro.

 

“Surgiram várias profissões dentro da comunicação, exigindo mais interpretações, cuidados e capacitação e conhecimentos técnicos muito mais intensos. Muitas ainda nem têm nome definido, tamanha é a rapidez com que as necessidades vêm se apresentando dentro das agências”, completa o professor.  Confira, a seguir, nove novas profissões que quem se forma em Comunicação e Publicidade pode exercer:

 

1. Digital influencer

Cria conteúdos e gera seguidores de forma orgânica que se aproximam pela identificação. Funciona como porta-voz da economia criativa, movimentando negócios com uma nova dinâmica e diferentes olhares, partindo de um planejamento, comunicação, objetivos e proposta de engajamentos específicos.

 

2. Social Media

Pode trabalhar em diferentes áreas das mídias sociais, incluindo planejamento, conteúdo, monitoramento, acompanhamento do volume, branding etc., o que depende também da estratégia e da complexidade do negócio.

 

3. Vídeo merchandiser

Um dos aspectos da comunicação para construir uma percepção de marca por meio de campanhas e abordagens visuais (todos os tipos), próprias e que despertam cargas emocionais positivas no consumidor/usuário, em todas as etapas da experiência do consumidor (da arquitetura à fidelização, por exemplo).

 

4. Produtor de branded content

Faz a geração e a gestão dos conteúdos de marca em diferentes plataformas e redes, conhecendo, ainda, a trajetória, a experiência do consumidor dentro das estratégias de omnichanel.

 

5. Storyteller

Por meio do storytelling, suscita emoções, gatilhos, memórias afetivas e experiências de marca para um maior engajamento.

 

6. Gerenciador de crises

Principalmente em relação às redes sociais e como a comunicação e seus conteúdos pode impactar diretamente a imagem da marca/negócio/produto/serviço.

 

7. Produtor de podcasts/videocasts

Do jornalismo ao humor, passando por temas diversos, incluindo a inserção de marcas que suportem essas causas, com engajamento por meio do entretenimento ou da relevância.

 

8. Analista (e demais níveis gerenciais)

Apoia-se em várias ciências (psicologia, sociologia, antropologia, neurociência etc.) para estabelecer relações comportamentais na construção do valor agregado para uma marca, geração de estímulos e no entendimento dos processos/jornadas de consumo e compra, seja físico, online ou off-line, que podem ser analistas de social media, de inteligência e das demais etapas da jornada digital;

 

9. Pesquisador/analista de dados

Entende e decodifica o comportamento do consumidor em diferentes plataformas, identifica oportunidades e ajuda a traçar estratégias para ações que aproximam as pessoas das marcas.

 

 

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