Além dos cargos nas agências, a digitalização vem criando outras oportunidades para os comunicólogos
Em dúvida sobre o que faz um profissional de Publicidade e Propaganda? A graduação em Comunicação e Publicidade figura entre as mais concorridas, mas também está entre as que mais oferecem oportunidades de atuação. Com a digitalização, esse mercado ampliou ainda mais e assim surgiram novas profissões para quem se forma na área. “Elas estão diretamente ligadas à complexidade de lidar com a comunicação da atualidade”, adianta Eduardo França, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM no Rio de Janeiro.
“Surgiram várias profissões dentro da comunicação, exigindo mais interpretações, cuidados e capacitação e conhecimentos técnicos muito mais intensos. Muitas ainda nem têm nome definido, tamanha é a rapidez com que as necessidades vêm se apresentando dentro das agências”, completa o professor. Confira, a seguir, nove novas profissões que quem se forma em Comunicação e Publicidade pode exercer:
1. Digital influencer
Cria conteúdos e gera seguidores de forma orgânica que se aproximam pela identificação. Funciona como porta-voz da economia criativa, movimentando negócios com uma nova dinâmica e diferentes olhares, partindo de um planejamento, comunicação, objetivos e proposta de engajamentos específicos.
2. Social Media
Pode trabalhar em diferentes áreas das mídias sociais, incluindo planejamento, conteúdo, monitoramento, acompanhamento do volume, branding etc., o que depende também da estratégia e da complexidade do negócio.
3. Vídeo merchandiser
Um dos aspectos da comunicação para construir uma percepção de marca por meio de campanhas e abordagens visuais (todos os tipos), próprias e que despertam cargas emocionais positivas no consumidor/usuário, em todas as etapas da experiência do consumidor (da arquitetura à fidelização, por exemplo).
4. Produtor de branded content
Faz a geração e a gestão dos conteúdos de marca em diferentes plataformas e redes, conhecendo, ainda, a trajetória, a experiência do consumidor dentro das estratégias de omnichanel.
5. Storyteller
Por meio do storytelling, suscita emoções, gatilhos, memórias afetivas e experiências de marca para um maior engajamento.
6. Gerenciador de crises
Principalmente em relação às redes sociais e como a comunicação e seus conteúdos pode impactar diretamente a imagem da marca/negócio/produto/serviço.
7. Produtor de podcasts/videocasts
Do jornalismo ao humor, passando por temas diversos, incluindo a inserção de marcas que suportem essas causas, com engajamento por meio do entretenimento ou da relevância.
8. Analista (e demais níveis gerenciais)
Apoia-se em várias ciências (psicologia, sociologia, antropologia, neurociência etc.) para estabelecer relações comportamentais na construção do valor agregado para uma marca, geração de estímulos e no entendimento dos processos/jornadas de consumo e compra, seja físico, online ou off-line, que podem ser analistas de social media, de inteligência e das demais etapas da jornada digital;
9. Pesquisador/analista de dados
Entende e decodifica o comportamento do consumidor em diferentes plataformas, identifica oportunidades e ajuda a traçar estratégias para ações que aproximam as pessoas das marcas.
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