O que estuda Publicidade? Entenda e conheça disciplinas

Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM explica os principais temas abordados em sala e porque são importantes para os futuros profissionais 

 

O papel do profissional de publicidade, hoje, é mais abrangente e plural. Além da concepção da clássica propaganda de um produto, é necessário estar mais preparado para organizar toda a comunicação das marcas, já que os canais de divulgação não se resumem mais a rádio, televisão e mídia impressa. “O estudante precisa sair da universidade com uma bagagem de conhecimento vasto e dotado de habilidades que vão garantir a sua rápida colocação no mercado e permitir um trabalho alinhado com as demandas”, explica Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, que aponta o que estuda Publicidade:

 

1. Branding e estratégia

Para o desenvolvimento de estratégias de posicionamento e de lançamento de uma marca no mercado é fundamental entender de branding. O aluno toma contato com definição de marca, de propósito, de público alvo, de linguagem de campanha e de escolha de canais de divulgação.

 

2. Soft skills

Adquirir capacidades como bom relacionamento interpessoal, liderança de equipes, resiliência, empatia e criatividade é fundamental para os profissionais de qualquer área. De tão importante, existem universidades em que o desenvolvimento de soft skills está inserido na grade curricular do curso.

 

3. Criatividade

Quem ingressa no curso de Comunicação e Publicidade precisa ter um perfil criativo, porque a criatividade vai definir a linguagem de texto, fotografia, áudio e vídeo para o lançamento de um produto e quais plataformas serão usadas para isso. Dependendo do público, a opção pode ser storytelling em filme ao invés de podcast, por exemplo.

 

4. Tecnologia

O aluno tem que ter noção sobre o uso de tecnologias nas áreas de comunicação e marketing para entender o funcionamento básico dos algoritmos e do que há por trás dos likes e taxas de conversão nas redes sociais e sites. Para uma boa gestão nas plataformas, aprende-se a trabalhar os produtos nos ambientes digitais, incluindo o planejamento do atendimento omnichannel.

 

5. Comportamento e análise de dados

Não há como colocar um produto na rua sem conhecer o consumidor. Por isso, o estudante aprende pesquisa de mercado e análise de dados. A interpretação das informações não se resume a destrinchar o resultado de enquetes, mas de extrair do big data elementos para melhorar e lançar produtos e trabalhar as marcas de acordo com tendências e demandas do consumidor.

 

6. Definição das plataformas

Cabe ao profissional dessa área definir as plataformas de contato que serão usadas de acordo com o objetivo e o público da campanha. Dos tradicionais jornais, revistas, emissoras de rádio e gôndolas de estabelecimentos comerciais a e-mail marketing, bots, redes sociais, podcasts e outros ambientes digitais.

 

7. Humanidades

Quem pretende trabalhar nessa área precisa ter uma visão abrangente em diversos saberes do comportamento humano. O curso aborda fundamentos de psicologia, antropologia e ciências sociais, entre outros segmentos, porque é preciso conhecer o comportamento das pessoas, particularidades regionais e de grupos para estabelecer uma comunicação assertiva e eficiente.

 

8. Ética e legislação

Fundamentos éticos e legais da área de Publicidade são abordados para que os alunos trabalhem com bom senso e em concordância com as leis. Além disso, entram em contato com legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e conceitos como ESG (Envirnonmental, Social na Governance), que podem, inclusive, direcionar campanhas ou ações sociais de uma empresa.

 

 

LEIA TAMBÉM:

7 áreas de atuação para quem se forma em Publicidade

 

Conheça as funções em uma agência de publicidade

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER