Conheça e entenda os níveis de inglês

A1, A2, B1, B2, C1, C2. Do básico ao proficiente, entenda as diferentes classificações de níveis de inglês  

 

Você sabe qual é o seu nível de inglês? Se sua resposta for apenas básico, intermediário ou avançado, talvez não conheça o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um marco internacional de descrição de competências linguísticas.  

 

Essa classificação em seis níveis, que vai do A1 ao C2, descreve a competência linguística de um indivíduo. Entender como funciona essa classificação e onde você se encontra nela é essencial para saber quais habilidades você precisa reforçar e quais já tem domínio. Confira a lista de forma crescente dos níveis em inglês: 

 

Níveis básicos 

 

A1 

Nesta divisão, os alunos são capazes de compreender e utilizar expressões familiares idiomáticas conhecidas, como “qual seu nome?”, “quantos anos você tem?” ou “que horas são?”. O aluno também pode se comunicar de forma bem simples, desde que o seu interlocutor fale clara e pausadamente e se mostre aberto para tirar qualquer dúvida. 

 

A2 

O falante do nível básico (além de possuir o vocabulário do A1) já consegue expressar informações um pouco mais detalhadas sobre si e seu dia a dia, como “onde mora?” e “com que trabalha?”. As habilidades dessa divisão são mais imediatas e superficiais, conseguindo se formular frases simples, como “I need water”, mostrando ter um pouco mais de conhecimento que o nível A1.  

 

Níveis independentes  

 

B1  

O estudante que se enquadra no grau B1 já é considerado falante de nível intermediário e independente, já que consegue expressar situações que passou, seus sonhos e usar de auxílio o vocabulário que pegou nas outras divisões anteriores. O estudante é capacitado para ter uma linguagem simples e clara, dando retorno em uma possível viagem ou conversa com nativo, mas que claramente haverá algumas limitações em sua compreensão.  

 

B2 

Neste nível, os usuários independentes conseguem conversar com um nativo com maior fluidez, compreendendo alguém que tem o inglês como primeiro idioma sem precisar que diminua a velocidade em suas falas. O falante dessa divisão consegue ler textos de variados assuntos, expressar suas experiências, trocar informações de localização e outros dados. 

 

Níveis proficientes 

 

C1 

As pessoas classificadas no C1 são aquelas que falam e compreendem o inglês de maneira fluída e sem complicações. Os estudantes possuem um leque enorme de vocabulário, conseguem utilizar a língua de maneira eficaz em sua vida social, profissional ou acadêmica. Sua diferença para o B2 é que eles conseguem se expressar com clareza sem dificuldade para montar frases complexas com a gramática adequada. 

 

C2 

Este é o último nível e onde todos querem chegar, C2: o domínio pleno da língua inglesa. A pessoa que está nesse nível possui habilidade avançada de fala, leitura, escrita e compreensão auditiva no inglês. Ao alcançar esse grau, você poderá participar de debates com facilidade, argumentando de maneira complexa e coerente. 

 

LEIA TAMBÉM:

Como colocar cursos no currículo

10 gírias antigas que você precisa conhecer

11 livros para quem não gosta de ler

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER