10 gírias antigas que você precisa conhecer

Borocoxô, pão, pindaíba e supimpa. Conheça o significado dessas e outras expressões que eram utilizadas antigamente

 

O que é bulhufas? E supimpa? Já ouviu essas palavras, mas não sabe o que elas significam? Esses são alguns exemplos de gírias de outras gerações. Para te ajudar a se familiarizar com esse vocabulário, a equipe do #TMJ montou uma lista de expressões que eram utilizadas antigamente e explicou cada uma delas. Confira:

 

1. Borocoxô

Como você diz que não está legal? Borocoxô era uma expressão utilizada para descrever alguém que estava se sentindo triste, sem ânimo.

 

2. Broto

O significado dessa gíria não diz respeito a uma planta. Broto era uma palavra utilizada para se referir a mulheres jovens e que eram consideradas bonitas.

 

3. Bulhufas

O que você costuma dizer quando não entende alguma coisa? Antigamente, as pessoas utilizavam a expressão bulhufas, que significa nada.

 

4. Careta

Essa gíria não tem nada a ver com uma cara feia. Careta era uma forma de dizer que uma coisa ou uma pessoa eram conservadoras.

 

5. Gamar

Você já gamou em alguém? Gamar, em outros tempos, era um sinônimo de se apaixonar.

 

6. Pão

Você provavelmente já ouviu uma pessoa com mais idade chamar alguém de pão. Essa expressão era utilizada para se referir a homens considerados bonitos.

 

7. Patota

Quem faz parte da sua patota? Traduzindo para o vocabulário dos dias atuais, patota significa turma, grupo de amigos.

 

8. Pindaíba

Existem várias formas de dizer que você está em uma situação financeiramente difícil. Antigamente, uma das expressões utilizadas para isso era pindaíba.

 

9. Serelepe

Você se considera uma pessoa esperta e muito ágil? A gíria utilizada para se referir a alguém com essas características era serelepe.

 

10. Supimpa

Qual palavra você utiliza para descrever uma coisa que acha muito legal? Em outros tempos, a gíria que expressava esse sentimento era supimpa.

 

LEIA TAMBÉM:

Quiz de trabalho: você conhece os jargões corporativos?

11 jargões jurídicos que você precisa conhecer

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER