Universidade, faculdade e centro universitário não são a mesma coisa. Entenda as distinções, os tipos de graduação e conheça as áreas do conhecimento
Você sabe o que distingue uma faculdade de uma universidade? Conhece as graduações do ensino superior e suas áreas do saber? Confira a seguir os tipos de faculdade existentes no Brasil e o que distingue cada tipo de graduação.
Tipos de faculdade
Há distinções entre universidade, faculdade e centro universitário e cada instituição trabalha com um propósito. Confira:
Faculdade
Ensina uma ou algumas áreas específicas do conhecimento, como por exemplo Medicina, Direito, Administração e Educação. Para criar novos cursos, a entidade precisa da autorização do MEC, Ministério da Educação e Cultura.
Embora o ministério permita que um terço dos docentes tenha apenas a pós-graduação lato sensu, não é raro que os professores de faculdades públicas sejam mestres e doutores.
Uma faculdade pode escolher se quer ou não oferecer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Universidade
Trata-se de uma instituição pública ou privada que reúne várias faculdades e todas trabalham com base no tripé ensino-pesquisa-extensão.
A universidade tem autonomia para conceber cursos de extensão e programas de ensino, e deve estimular a pesquisa por meio de programas de iniciação científica.
Uma das exigências do MEC é que a universidade ofereça, obrigatoriamente, um mínimo de quatro cursos de pós-graduação stricto sensu e um deles deve ser doutorado.
O corpo docente é composto por pelo menos um terço de professores que trabalham integralmente na instituição e um terço de doutores e mestres.
Centro universitário
Um centro universitário não precisa de autorização do MEC para criar programas de educação, cursos de diversas áreas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
Nesse tipo de instituição de ensino, o corpo docente tem que ser formado por um terço de mestres ou doutores e por um quinto de professores que trabalhem exclusivamente ali.
Tipos de graduação
Os tipos de faculdade existentes no Brasil variam conforme o grau de formação, que pode ser Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura, segundo a definição do MEC. Confira cada uma:
Bacharelado
A duração média do curso são quatro anos. O estudante elege uma área de seu interesse e, para receber o diploma, precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e fazer um estágio.
Tecnólogo
Essa graduação atende quem pretende trabalhar em uma área técnica específica. O curso tem duração média de dois anos e direciona a grade curricular para conteúdos que o estudante colocará efetivamente em prática.
Licenciatura
Com duração de cerca de dois anos, habilita as pessoas interessadas em trabalhar como professoras no ensino fundamental e médio.
Áreas do conhecimento
Exatas, humanas e biológicas são definidas como as áreas do conhecimento do ensino superior no Brasil. Entretanto, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destrinchou essas áreas e chegou a 8 segmentos adotados por muitas instituições:
Ciências Exatas e da Terra:
Tem como objetivo testar hipóteses e solucionar problemas. Estatística, probabilidade, matemática, física, química, geociências e ciências da computação são alguns cursos da área.
Ciências Biológicas:
Estuda vida, desde organismos a seres vivos, e a sua relação com o seu meio. Entre os cursos da área estão de biologia, bioquímica, biofísica, genética, farmacologia, botânica, zoologia e fisiologia.
Engenharias:
Resolvem problemas e desenvolvem projetos com base cálculos e lógica, visando beneficiar a sociedade. Os profissionais podem atuar com engenheira civil, naval, aeroespacial, mecânica, química, elétrica, minas, metalurgia e nuclear, entre outras.
Ciências da Saúde:
Estuda as doenças e a busca pela saúde. Nessa área, os cursos são de medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, farmácia e educação física, por exemplo.
Ciências Agrárias:
O objetivo é formar pessoas com capacidade para realizar pesquisas que melhorem o uso e manejo dos recursos naturais e a produtividade. Nessa área entre os cursos ofertados constam engenharia agrícola, medicina veterinária, zootecnia, engenharia de pesca e alimentos e recursos pesqueiros.
Linguística, Letras e Artes:
O estudo se concentra na comunicação e na expressão humana por meio da arte e da cultura. Os cursos englobam teatro, cinema, letras, artes plásticas e música, por exemplo.
Ciências Sociais Aplicadas:
A área foca na investigação das necessidades e interesses reais da sociedade para além da subjetividade. O forte são os cursos de administração, direito, economia, arquitetura, ciência da informação, comunicação e turismo, entre outros.
Ciências Humanas
Uma área abrangente voltada ao estudo do comportamento humano e suas necessidades. Entre as graduações, destacam-se psicologia, sociologia, antropologia, história, sociologia, filosofia e ciência política.
LEIA TAMBÉM:
Quiz: descubra qual faculdade fazer
Como escolher uma faculdade: 7 dicas para tomar a decisão correta