Professoras da ESPM compartilham hábitos e práticas que podem impulsionar seu desempenho acadêmico
Para você que quer saber como ser um bom aluno, trouxemos dicas valiosas de professoras da ESPM, que explicam como se tornar um estudante de alto nível. A conversa é com Maria Elisabete Antonioli, coordenadora da graduação em Jornalismo da ESPM, Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM, e Ana Claudia Fleck, professora do LifeLab da ESPM. Elas revelam suas perspectivas sobre a importância de ter organização, curiosidade, disciplina e responsabilidade, e mostram que ser um bom aluno vai muito além do simples aprendizado. Confira!
Quais são as características mais importantes de um bom aluno?
“Um bom estudante não tira apenas boas notas, mas é aquele que desenvolve autonomia, curiosidade intelectual e disposição para aprender continuamente. O bom estudante geralmente traz como características a organização, a autorregulação (capacidade de empreender esforços onde tem mais dificuldade), o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, é resiliente, já que mesmo que enfrente desafios e momentos árduos, continua investindo no aprendizado e no autodesenvolvimento.”
Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM
“Eu diria que para ser um bom aluno é fundamental ter interesse, curiosidade, disciplina e responsabilidade. O estudante que é interessado e curioso está motivado a fazer perguntas, se envolver nas aulas e vê o aprendizado como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, não apenas como uma obrigação. E com disciplina e responsabilidade, o aluno aprende a organizar o tempo com suas prioridades, gerenciar a sua agenda e rotina, cumprir suas tarefas e ter um bom desempenho acadêmico.”
Ana Claudia Fleck, professora do LifeLab da ESPM
“Acredito que, acima de tudo, um bom aluno é aquele que está entusiasmado, que se mostra motivado e disposto a aprender. O entusiasmo do estudante na sala de aula ajuda a tornar o processo de aprendizagem mais agradável e envolvente. Mas é claro que, nesse processo, é fundamental a figura do professor.”
Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM
Como a organização do tempo influencia o desempenho acadêmico?
“Hoje em dia, os jovens participam de diversas atividades sociais, por isso, a organização do tempo é um fator determinante para o sucesso acadêmico dos estudantes. É necessário gerenciar adequadamente as horas dedicadas às atividades acadêmicas, pois um planejamento estruturado permite que o estudante distribua o tempo de estudo de forma equilibrada entre suas atividades e a vida pessoal.”
Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM
“A gestão do tempo é muito importante para que o estudante consiga equilibrar os estudos, o lazer, o descanso e outras demandas da vida diária. Os estudantes que conseguem planejar suas tarefas e estabelecer prioridades evitam a procrastinação e mantêm um ritmo de aprendizagem mais consistente.”
Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM
“Gestão do tempo é fundamental para qualquer tarefa, trabalho ou atividade que temos na vida. O estudante que divide o seu tempo entre estudo, lazer e descanso consegue aprender melhor, ficar mais concentrado, evitar a procrastinação e criar um hábito de estudo que ajude no seu desempenho acadêmico. A ideia é que o estudante evite o acúmulo de tarefas, a sobrecarga de trabalho, o estresse e a ansiedade.”
Ana Claudia Fleck, professora do LifeLab da ESPM
Quais hábitos de estudo são essenciais para obter bons resultados?
“Para conseguir alcançar bons resultados, os estudantes devem utilizar uma agenda ou planner que ajude a visualizar todas as suas metas diárias e semanais. Além disso, é preciso estudar em um ambiente tranquilo, fazer anotações, revisar os conteúdos, resolver as atividades, se alimentar bem e praticar atividades físicas. Todos esses hábitos ajudam a criar uma rotina estruturada e equilibrada, permitindo que o estudante dê conta de todas as suas demandas e alcance seus objetivos.”
Ana Claudia Fleck, professora do LifeLab da ESPM
“Acho que é importante ter uma agenda que contemple todos os trabalhos que precisam ser desenvolvidos, futuras avaliações, leituras que devem ser feitas e não acumular essas tarefas. Uma agenda diária e a organização do tempo são fundamentais para que o estudante tenha um percurso satisfatório em sua vida acadêmica, sem atribulações e com tranquilidade.”
Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM
“Desenvolver hábitos de estudos é realmente fundamental. Então, é interessante que você não apenas faça leituras de forma passiva, mas que também crie resumos e mapas conceituais, e teste o seu conhecimento explicando-o para alguém. Além disso, é preciso revisar os conteúdos regularmente, manter um ambiente de estudo adequado, ter uma ótima noite de sono, se alimentar bem e fazer pausas durante os estudos.”
Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM
Qual a importância de manter uma boa relação com os professores e colegas de classe?
“Manter boas relações com professores e colegas é fundamental, já que permite uma troca de ideias que enriquece o aprendizado. Essa convivência ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais, como colaboração, empatia, liderança e escuta ativa, que são valorizadas no mercado de trabalho. Os professores podem atuar como mentores, oferecendo orientações acadêmicas e profissionais, uma vez que possuem experiências e contatos na área. Um ambiente de aprendizagem positivo torna o estudo mais engajador e estimulante, ao contrário de um ambiente com conflitos, que pode dificultar o aprendizado.”
Claudia Silva, coordenadora de Pesquisa Pedagógica da ESPM
“A boa relação é importante para qualquer ambiente que a gente faça parte. Com os colegas, as boas relações facilitam os trabalhos em grupo, permitem a troca de conhecimentos, o suporte em momentos de dificuldade e a criação de parcerias acadêmicas. Já a troca com os professores ajuda no aprendizado, nas indicações de materiais e estágios e proporciona conselhos.”
Ana Claudia Fleck, professora do LifeLab da ESPM
“As boas relações interpessoais no ambiente escolar promovem um clima de colaboração e facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Quando alunos e professores estabelecem vínculos afetivos positivos, os estudantes se sentem mais motivados e confiantes para participar das atividades, resultando em um melhor desempenho acadêmico. Além disso, uma boa relação entre colegas de classe contribui para a construção de habilidades sociais como empatia, comunicação e trabalho em equipe.”
Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM
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