As duas graduações capacitam profissionais a atuarem no mercado, mas apenas uma é específica para formar professores escolares
De acordo com o MEC, existem três categorias de faculdade no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Entretanto, nem todas as pessoas sabem qual a diferença entre bacharelado e licenciatura. A primeira forma profissionais que vão entrar no mercado exercendo diversas atividades e a segunda gradua professores para lecionarem no ensino fundamental e médio – os docentes de universidades fazem pós-graduação stricto sensu, destinada a quem deseja seguir carreira acadêmica ou se dedicar a pesquisas científicas.
Quer entender a diferença entre bacharelado e licenciatura? Confira a seguir:
O que é bacharelado?
O bacharelado é uma graduação em que o estudante se forma em uma área específica para atuar no mercado de trabalho. Entre os diversos cursos estão Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia, Farmácia, Medicina, Comunicação e Publicidade, Design de Moda, Jornalismo, Sistemas de Informação, Turismo, Relações Internacionais, Matemática, Filosofia, Ciências Biológicas e Letras.
A duração do curso varia conforme a área escolhida e a média é de três a seis anos. Ao fim da graduação o profissional está apto para explorar suas habilidades no mercado de trabalho. Um jornalista, por exemplo, pode atuar em redação de veículos de comunicação impressos, televisivos ou radiofônicos, assessoria de imprensa, comunicação corporativa, órgãos governamentais e terceiro setor, entre outras áreas.
O que é licenciatura?
A licenciatura é uma graduação voltada a formar professores e educadores do ensino médio e fundamental de escolas públicas e particulares. O conteúdo desse curso combina disciplinas da área escolhida, como Matemática, Física, Química, História, Geografia e Português, por exemplo, com matérias pedagógicas específicas, entre elas Didática, Fundamentos da Educação Básica, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Sociologia e Psicologia da Educação.
Esse repertório capacita o docente conquistar visão pedagógica para elaborar e gerenciar o projeto educacional da instituição de ensino onde vai atuar, além, claro, de ensiná-lo a ser professor. A duração média do curso é de 4 anos, mas pode variar de acordo com a área do conhecimento escolhida pelo futuro docente.
LEIA TAMBÉM:
Entenda o que é ser autodidata