Entenda o que é coloração pessoal

Descubra como funciona a análise, que revela como as cores transformam e valorizam a imagem de cada pessoa

 

Nos últimos anos, a coloração pessoal – ou colorimetria – tem estado em evidência, principalmente após se popularizar em vídeos nas redes sociais. A análise pode ajudar a valorizar a beleza natural e potencializar a imagem de cada pessoa.

 

Neste texto, explicamos o que é coloração pessoal e como funciona essa técnica.

 

O que é coloração pessoal? 

A coloração pessoal é um processo que analisa as cores da pele, cabelo e olhos de uma pessoa para determinar quais tonalidades de roupas, maquiagens e acessórios harmonizam melhor com as características dela.

 

Segundo Paula Csillag, professora de Design da ESPM e presidente da Associação ProCor do Brasil, essa análise busca identificar as cores que valorizam a aparência e potencializam a comunicação visual. 

 

Como é realizada a análise de coloração pessoal? 

Diversas metodologias e profissionais especializados realizam esse tipo de avaliação. Geralmente, pedaços de tecidos ou cartelas de cores são posicionados próximos à pessoa, em luz natural. A interação das tonalidades com os atributos físicos ajuda a identificar as cores que melhor realçam a beleza natural de cada indivíduo.

 

Com isso, é possível identificar a cartela sazonal de uma pessoa, que pode ser primavera, verão, outono ou inverno. A coloração pessoal também leva em consideração o nível de contraste individual (baixo, médio ou alto) composto por elementos como cabelo, sobrancelhas, olhos e tom de pele. Alguns métodos trabalham com 12 cartelas de cores, enquanto outros utilizam 16.

 

Alguns métodos de coloração pessoal trabalham com 12 cartelas de cores, enquanto outros utilizam 16 (fonte: Shutterstock)
Alguns métodos de coloração pessoal trabalham com 12 cartelas de cores, enquanto outros utilizam 16 (fonte: Shutterstock)

 

Apesar disso, a análise não deve limitar rigorosamente quais tons devem ser usados ou não, apenas direcionar o que funciona melhor para cada pessoa. 

 

Por que a técnica está em alta?

Paula Csillag acredita que o crescimento do interesse pela colorimetria está ligado à maior valorização do visual na atualidade. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais imagética”, destaca ela.

 

A influência das mídias sociais também é significativa, pois a forma como nos apresentamos em fotos e vídeos impacta diretamente na maneira como somos percebidos.

 

Como as cores afetam a nossa imagem?  

As cores fazem parte de uma linguagem visual que transmite mensagens. A professora de Design da ESPM explica que tanto as tonalidades isoladas quanto as combinações de diferentes matizes influenciam a percepção.

 

Por exemplo, usar cores complementares, como magenta e verde, comunica alegria e energia, sendo comum em contextos culturais como casamentos indianos. Já tonalidades mais neutras podem transmitir sobriedade e profissionalismo.

 

A relevância da coloração pessoal para os jovens 

Para quem está entrando no mercado de trabalho ou iniciando a vida universitária, entender como as cores influenciam na comunicação visual pode ser um diferencial. Essa ferramenta ajuda a criar uma imagem alinhada com objetivos pessoais e profissionais, contribuindo para uma apresentação confiante e coerente, além de ser uma forma de autoconhecimento.

 

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