Entenda o que é treineiro

Saiba o que significa ser treineiro, quais os benefícios de participar de um vestibular dessa forma e como aproveitar essa experiência

 

Você sabe o que é treineiro? É o estudante que ainda não com concluiu o ensino médio e se inscreve no vestibular das faculdades de seu interesse para fazer o exame como um teste.

 

O episódio #60 do Primeira Jornada, podcast da ESPM que te prepara para o mercado de trabalho, entrevistou Eder Melgar, coordenador de simulados e orientador de estudos do Cursinho Intergraus em São Paulo, para falar sobre esse tema. Confira os pontos mais importantes dessa conversa:

 

Quem pode ser treineiro

Fazer o exame como treineiro é interessante para todos os estudantes do ensino médio. Em geral, os mais estudiosos têm mais interesse, mas qualquer pessoa deveria aproveitar essa oportunidade que é útil em diversos aspectos.

 

Quais os benefícios

 

1. Conhecer a prova

A principal vantagem é conhecer o exame na prática e experienciar como é ficar tanto tempo resolvendo o exame. “Não é uma coisa fácil de fazer e o aluno que não está treinado e preparado para isso dificilmente tem sucesso. Nem precisa entrar na questão do conhecimento, ele começa a não ter sucesso no aspecto físico”, afirma Melgar.

 

Afinal, ficar 4 ou 5 horas sentado para responder as perguntas não é fácil para quem está acostumado com o ambiente escolar, onde é possível sair da sala durante simulados, por exemplo.

 

2. Fazer o exame no seu tempo

Todos os vestibulares têm um tempo mínimo em que o aluno é obrigado a ficar dentro da sala e depois desse período ele pode sair. Tem muita gente que sai assim que possível, e quem ainda está respondendo as perguntas pode ficar preocupado ou agoniado porque ainda não terminou.

 

“No geral saem da sala as pessoas que desistiram da prova e já não conseguem fazer mais nada. Só que uma pessoa que não passa por essa experiência, não adianta eu contar para ele que vai acontecer isso. Porque na hora H, se ele se vê dentro dessa situação, o emocional dele pode descompensar. Então esse é um exemplo da importância de vivenciar na prática”, comenta o professor.

 

3. O exame é complexo

Melgar explica que existem vestibulares, como o da ESPM, que têm uma dificuldade extra: escrever uma redação no mesmo dia das questões objetivas.

 

Além disso, na ESPM o treineiro ainda passa por uma entrevista. Portanto, quem tem interesse em entrar nessa faculdade e se inscreve como treineiro passa pela experiência de ser submetido a uma entrevista online, e em outra etapa responder as questões junto com a redação.

 

4. Aprender a administrar o tempo

Não é fácil distribuir o tempo entre a redação e as questões objetivas. Alunos que têm dificuldade maior para escrever e deixam a redação para o final podem ter um grande problema, que é a escassez de tempo para redigir o texto. Já os que começam pela redação também podem ter problema de tempo para responder as questões objetivas, se não se organizarem.

 

Por isso é importante determinar quanto dispor de tempo para a redação e para as questões objetivas. Segundo o professor, isso é pessoal e cada aluno precisa saber qual é a distribuição mais adequada para ele. Quem se dispõe a ser treineiro está com a faca e o queijo na mão para entender essa mecânica e se sair bem quando prestar o vestibular para valer.

 

Também é uma oportunidade de tentar resolver todas as questões, começando pelos temas que domina e deixar as perguntas mais difíceis para o final da prova. Essa vivência permite que o aluno avalie seu desempenho.

 

5. Simulado não é igual a exame de treineiro

Muitas escolas organizam provas simuladas para treinar os alunos para o vestibular, mas não é a mesma coisa. “O aluno que chega atrasado em um simulado da escola ou do cursinho porque teve algum problema, não faz muito sentido para um educador não deixar ele fazer a prova”, diz Melgar. O estudante vai fazer o exame em menos tempo e poderá ir ao banheiro quantas vezes quiser sem acompanhante, mas se chegar atrasado como treineiro será impedido de fazer a prova.

 

Outra diferença em relação ao simulado é que o estudante vai estar cercado de pessoas desconhecidas e em um ambiente distinto daquele a que está acostumado. Inclusive, até a cadeira e a altura da mesa podem ser diferentes em relação às da escola, e tudo isso interfere na execução da prova.

 

 

Porque vale a pena ser treineiro

Em relação aos candidatos que não foram treineiros, quem passou por essa experiência sai na frente no vestibular porque vivenciou na prática como administrar o tempo de realização da prova e já sabe o que significa permanecer em um ambiente com um controle muito mais rígido e disciplinado. Afinal, durante o vestibular não se pode conversar ou interagir com os outros candidatos.

 

Outra vantagem é a de já ter feito a prova, mesmo que tendo visto exames de anos anteriores no site da faculdade. Aliás, Melgar recomenda fortemente que os estudantes consultem os exames antigos das faculdades desejadas, especialmente quem não tiver oportunidade de se inscrever como treineiro.

 

Quantos exames prestar

Normalmente, os treineiros se inscrevem em mais de um vestibular, da mesma maneira que prestam o exame para entrar em mais de uma instituição de ensino quando terminam o ensino médio. Segundo Melgar, é comum treineiros extremamente focados fazerem a prova só na faculdade onde pretendem estudar.

 

“As provas são muito diferentes, então não faz muito sentido, por exemplo, se eu quero entrar na ESPM no ano que vem eu fazer a prova do Enem esse ano para treinar”, diz o professor.

 

Particularidades do vestibular da ESPM

O vestibular da ESPM tem a etapa da entrevista, agendada antes da prova com as questões objetivas e a redação.

 

O treineiro conversa com um professor em um encontro online e responde perguntas sobre o tema que consta no edital do exame.

 

O documento contém uma bibliografia de referência e algumas perguntas de base para orientar o aluno sobre o tipo de abordagem das questões.

 

Todo treineiro tem direito a um desconto de 50% no valor da inscrição no Vestibular ESPM.

 

LEIA TAMBÉM:

O que é vestibular? Entenda e veja como funciona

Estudar para vestibular: veja se você está no caminho certo

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER