Planilha de estudos: conheça vantagens e opções

Entenda para que servem, quais são os benefícios e conheça seis plataformas que disponibilizam a ferramenta em várias versões

 

Planilha de estudos, seja física ou digital, é uma maneira de o aluno materializar a organização de forma mais eficiente porque ajuda na gestão do tempo e na definição de objetivos claros. “Com o planejamento você pode estabelecer quais são os conteúdos, as disciplinas e os trabalhos, e isso ajuda a definir metas semanais ou mensais e a monitorar o progresso dos estudos”, afirma Danilo Torini, professor do ESPM Lifelab.

 

Nesse sentido, a planilha é muito útil porque tudo fica bem organizado visualmente, contribuindo para a redução do estresse e da ansiedade diante do que deve ser feito. Outra vantagem é que com a planilha não se parte do zero, ao contrário, há previsibilidade das ações e dependendo do modelo adotado é possível compartilhar a planilha ou criar uma para um grupo de estudos, otimizando as tarefas da turma.

 

Benefícios das planilhas de estudos

Torini explica que muitos estudantes reclamam, dizendo que leva tempo fazer uma planilha de estudos, mas isso acontece quando as pessoas estão se familiarizando com a ferramenta porque é necessária uma dedicação inicial para a organização. 

 

Em contrapartida, traz eficácia e melhora a produtividade. Conforme vão surgindo demandas e elas são colocadas na planilha, a tendência é não se perder. Há outra vantagem, mais oculta e sutil do uso dessa ferramenta, que é o preparo para o universo corporativo. Afinal, todo trabalho exige planejamento e disciplina e quem adquire o hábito de autogerenciamento de tarefas enquanto é estudante ingressa no mundo do trabalho com uma noção apurada da importância de saber se organizar.

 

Qual planilha escolher

Existem diversas maneiras de gerenciar as tarefas e a escolha de como fazer e qual planilha adotar é muito pessoal. Tem gente que administra tudo na agenda, tem quem use o Excell, tem até quem prefira anotar tudo num caderno ou em pots-it e há pessoas que usam plataformas e aplicativos com vários recursos. “Não existe um modelo padrão, porque a planilha tem que ter muito a sua cara e ser funcional para você”, diz Torini. “Depende de como você gosta de organizar o seu dia”.

 

Pra facilitar a escolha, Torini listou seis plataformas que considera interessantes, algumas das quais adota em seu dia a dia. Além de dar aulas, o professor está fazendo doutorado e sente cotidianamente a importância de organizar suas tarefas como docente, aluno e pai.

 

1. Notion

É concorrente do Trello, mas tem mais funções e literalmente centenas de templates para todos os gostos. De planners a planilhas de estudo em grupo ou modelos mais sofisticados que medem a produtividade do estudante e fazem Gráfico de Gantt. 

 

2. Trello

Consiste em criar colunas e inserir cartões com o que deve ser feito em cada coluna. Quando termina de realizar a tarefa, o estudante pode transportar o que já fez para outra coluna, por exemplo. É fácil e intuitiva, mas com poucos recursos.

 

3. Microsoft Planner

O usuário customiza o planner de acordo com suas necessidades. Define as tarefas e cria colunas com cronograma, o que deve ser feito, a prioridade e a data de conclusão, por exemplo. Também pode criar colunas semelhantes ao Trello e gráficos de desempenho.

 

4. Gráfico de Gantt

Pessoas mais visuais podem preferir o Gráfico de Gantt. O recurso organiza as tarefas e seu respectivo cronograma e mostra tudo o que precisa ser feito em um painel que facilita o acompanhamento de cada tarefa.

 

5. Mural

A plataforma oferece diversos tipos de templates, separados por categoria. Na Educacional o menu é bem amplo e inclui canvas e mapa mental, que são alternativas indicadas por Danilo Torini para o planejamento dos estudos.

 

6. Miro

É bem completa e tem templates com muitas funcionalidades, entre eles mapa mental, kanban, gerenciamento de projetos, confecção de diagramas, mapeamento de tarefas, inserção de conteúdos e arquivos de diversas extensões. Vale a pena explorar os recursos antes de escolher.

 

LEIA TAMBÉM:

Grupo de estudos: quais as vantagens e como criar o seu

Como estudar além da sala de aula

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER