O que é vestibular? Entenda e veja como funciona

Especialista explica a importância desse processo seletivo e dá dicas sobre como se preparar   

 

O vestibular é um processo seletivo dos candidatos que pretendem ingressar em universidades públicas e privadas que vão capacitar o indivíduo para conquistar um emprego. “Esse exame existe porque não tem vaga para todo mundo nas universidades e o aluno precisa ser selecionado a partir de um processo de avaliação criado pelas instituições de ensino”, explica Jorge Ovando, diretor da Área Comercial e de Relacionamento do cursinho Intergraus, de São Paulo. 

 

Dependendo do curso, pode haver mais oferta de vagas do que procura e isso varia conforme a época e a “profissão da vez”. Atualmente, a Psicologia é um curso que vem tendo um boom de inscritos por conta da demanda de cuidados emocionais pós isolamento. A Medicina, por sua vez, nunca sai de moda e o Direito oscila. 

 

“Uma coisa é a profissão da moda e outra coisa é o que a instituição oferece para te colocar no mercado de trabalho”, diz Teddy Chu, coordenadora pedagógica do Intergraus, levantando um alerta importante na hora de escolher onde estudar. Currículos com graduação em universidades renomadas por sua tradição e qualidade chamam mais a atenção dos recrutadores, aumentando a possibilidade de contratação. Portanto, a escolha de onde estudar pode se basear nesse e em outros fatores que foram abordados na reportagem Como escolher uma faculdade: 7 dicas para definir o curso e a instituição. 

 

Como funciona o vestibular
 

A prova consiste em questões de múltipla escolha e a quantidade varia conforme a universidade. O vestibular da Fuvest 2023, um dos mais famosos do país e que permite o ingresso na Universidade de São Paulo, terá 90 perguntas na primeira fase. No primeiro dia da segunda fase serão 10 questões sobre Português e uma redação, e no segundo dia a prova conterá 12 perguntas sobre temas relacionados ao curso pretendido pelo aluno.  

 

“A instituição de ensino pode criar o modelo que quiser de avaliação, mas a redação é obrigatória em todos os vestibulares para comprovar que o estudante sabe escrever”, diz Ovando, comentando que embora a Fuvest, a Unicamp e a Unesp que são os vestibulares mais concorridos do país apliquem provas diferentes, o conteúdo tem o mesmo peso e profundidade. Segundo o diretor do Intergraus, devido à elevada procura pelos candidatos para o exame para Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a instituição passou a incluir exames orais na segunda fase, onde o aluno é entrevistado por oito minibancas examinadoras. “Nesse processo, a universidade procura e avalia as soft skills dos candidatos”, completa Teddy.

 

Como se preparar para o vestibular
 

O terceiro ano do ensino médio é totalmente voltado a preparar os alunos para o Enem e, consequentemente, o vestibular. As escolas fazem simulados, feiras de profissões para auxiliar os estudantes a escolherem o curso e ofertam vasto material de apoio, visando o melhor desempenho nos exames. Mesmo assim, vale a pena fazer cursinho porque é uma oportunidade de aprender com uma didática diferente e que pode ser útil na compreensão dos conteúdos. 

 

Veja: 8 dicas para se preparar para o enem 

 

O Enem é a porta de entrada na universidade e muitas instituições de ensino aceitam que os candidatos apresentem a nota do exame em seu processo seletivo, liberando o interessado de fazer o vestibular. Mas se a ideia é pleitear uma bolsa por meio do Prouni, do Fies ou do Sisu, não basta pontuar no exame. É importante ter sido bem avaliado nas disciplinas relacionadas à graduação pretendida. “Não dá para fazer o exame apenas pensando em passar no Enem porque nas faculdades particulares entra quem tem as melhores notas”, diz Teddy. Dessa maneira, é superimportante estar bem preparado para o exame, porque é a partir do seu resultado que o aluno vai entrar na faculdade e conquistar um diploma que o capacite a ingressar no mercado de trabalho. 

 

 

LEIA TAMBÉM: 

 

Enem 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova 

  

9 podcasts para te ajudar a se preparar para o Enem 

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER