Você tem um ritual para estudar? Consegue se concentrar nos conteúdos sem estar em uma sala de aula? Descubra diferentes formas de aprendizado longe da escola
Grandes fatores para a perda de foco são a procrastinação e a falta de organização nos estudos. Mas você sabe se concentrar e estudar fora da sala de aula? No episódio #50 do Primeira Jornada, a Ângela Ravazzolo, professora e coordenadora de pesquisa da ESPM Porto Alegre, deu algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.
O que mudou na maneira que estudamos?
Tudo. Antes da internet, era necessário estudar a base de livros e ter um dicionário para saber o significado de cada palavra. Já hoje conseguimos escrever um resumo, com auxílio de revisores e IA. “Hoje a gente vive em uma sociedade com uma velocidade diferente, muito acelerada. A gente tem a tecnologia e com isso as coisas mudam muito rápido, isso é um ponto bem importante sobre a transformação”, explicou Ângela.
Como podemos usar o smartphone para auxiliar nos estudos?
O uso do celular nos estudos pode ser benéfico para os estudantes. Já existem jogos online educativos, aplicativos voltados a educação e organização de cronogramas, tarefas e provas. “É muito importante a gente praticar o autoconhecimento, por exemplo, uma pessoa de 20 anos pode não se dar bem com o estudo pelo celular, mas pessoas mais velhas podem, isso varia de pessoa para pessoa”, comenta a coordenadora de pesquisa da ESPM Porto Alegre.
Como usar o ChatGPT no processo de aprendizagem?
As inteligências artificiais são um novo passo da tecnologia, mas isso não garante que elas sabem de tudo. Para usar com sabedoria, é sempre bom verificar as informações que a inteligência artificial fornece, e, jamais copiar algum conteúdo feito pela IA sem fazer uma checagem. “O ChatGPT é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de aprendizagem, mas é preciso entender como utilizo e para que utilizo. Não podemos evitar a ferramenta, porque ela pode ser útil, ela só não deve ser o foco principal dos estudantes”, explica Ângela.
Cuidado ao pegar informações na internet
É muito fácil se deparar com conteúdo falso ou desinformativo, e, que para não acabar compartilhando ou disseminando informações erradas, é necessário saber de onde você está retirando a informação. “É preciso saber qual é a fonte, ver se o site é confiável e se cada informação que pegou está correta. É necessário sempre estar atento com a fonte, pois, ela é fundamental para um bom estudo”, afirma a professora.
LEIA TAMBÉM:
5 dicas de como organizar os estudos