Qual é o salário de um diretor de arte? E de um analista de marketing? Saiba mais sobre as oportunidades de mercado dentro de Publicidade e confira as suas respectivas remunerações
O profissional formado em Publicidade e Propaganda pode atuar em diversas áreas. Entre as oportunidades, estão desde cargos dentro de agências de comunicação e produtoras audiovisuais até empresas tradicionais dos mais diversos segmentos. Confira algumas das possibilidades e veja qual é o salário em Publicidade e Propaganda. Os valores foram retirados do site de busca de empregos Glassdoor e são baseados nos salários médios no Brasil e em São Paulo.
Redator
Na Publicidade, esse é o responsável pela criação e elaboração dos textos que compõem as peças publicitárias de uma determinada campanha. A sua função inclui, portanto, transformar os conceitos e ideias apresentadas pelo cliente, em conjunto com a equipe de criação, em um conteúdo escrito. A média de remuneração no Brasil é de R$ 3.061 por mês. Já em São Paulo, esse valor sobe para R$ 4.758 mensais.
Analista de mídia
Trata-se do profissional que vai monitorar e mensurar os canais com os quais uma empresa trabalha. Quem assume esse cargo também fica encarregado de fazer análises sobre os conteúdos que estão em circulação e, a partir disso, estudar formas de otimizar os resultados obtidos em cada campanha. O salário médio no Brasil é de R$ 3.338 por mês. Em São Paulo, R$ 3.556 mensais.
Social media manager
Muito além de administrar as redes sociais de uma marca ou empresa, o trabalho do social media manager também envolve observar tendências, desenvolver estratégias de impulsionamento e elaborar conteúdos específicos para cada tipo de plataforma. No Brasil, a remuneração média é de R$ 2.640 por mês. Em São Paulo, R$ 3.433 mensais.
Executivo de contas
É quem vai intermediar a comunicação com os clientes de uma agência. Entre as suas responsabilidades, estão encaminhar as recomendações das marcas sobre uma determinada campanha para cada membro da equipe responsável. A média de salário mensal desse profissional no Brasil é de R$ 4.367. Em São Paulo, esse valor é de R$ 4.391 mensais.
Analista de marketing
O analista de marketing é quem fica encarregado de fazer as pesquisas sobre o mercado e analisar o comportamento dos consumidores que a empresa em questão deseja atrair. A partir dessas informações, esse profissional auxilia no desenvolvimento de campanhas, sejam elas veiculadas em mídias online ou não. O salário médio no Brasil é de R$ 3.015 por mês. Em São Paulo, R$ 4.000 mensais.
Coordenador de marketing
Muito além de contribuir na definição de estratégias de marketing durante o processo de elaboração de uma certa campanha, quem assume esse tipo de cargo também tem a responsabilidade de avaliar os meios e os canais pelos quais esse trabalho será veiculado. A remuneração média no Brasil é de R$ 7.701 por mês. Já em São Paulo, o salário médio é de R$ 9.076 mensais.
Diretor de arte
O diretor de arte é o responsável por gerenciar o design visual e todas as questões que isso pode envolver dentro de uma campanha, seja ela um produto audiovisual ou uma peça que será veiculada por uma mídia impressa. A média de salário no Brasil é de R$ 4.000 por mês. Em São Paulo, é de R$ 5.050 mensais.
Diretor de criação
O diretor de criação é responsável por dirigir a equipe responsável pela criação de uma campanha. Entre as suas funções, estão receber as solicitações do cliente e, a partir disso, desenvolver todas as questões que envolvem a concepção do material que será divulgado. A média de remuneração no Brasil é de R$ 6.412 por mês. Em São Paulo, esse valor sobe para R$ 11.718 mensais.
Os salários médios foram consultados no Glassdoor em junho de 2022.
LEIA TAMBÉM:
Comunicação e Publicidade: tudo o que você precisa saber sobre a graduação