Podcasts se tornaram estrelas do mundo da informação em áudio nas plataformas de streaming – e no Brasil, apesar de ter demorado um pouquinho a chegar, não seria diferente. E a qualidade das produções mostra que essa é uma tendência que veio para ficar – ou ao menos durar por muitos verões.
No ano em que o curso de Jornalismo da ESPM comemora seus 10 anos, convidamos alguns professores para montarmos a lista que apresentamos aqui: os podcasts preferidos dos mestres Heidy Vargas, Leão Serva e Ricardo Gandour. Confira a seguir:
A+
Trata-se do podcast “de política, sempre com um algo a mais”, como diz o mediador Rafael Lisboa – que sempre recebe nomes de destaque nas áreas do tema de cada edição, entre políticos, empresários e outros profissionais. Ele é produzido pela plataforma Bússola, plataforma de conteúdo estratégico, em parceria da Revista Exame com a FSB. Os temas apresentados são bastante variados, pois fogem da política partidária para abordar questões mais próximas de seus ouvintes, como a pandemia e análises de desdobramentos das decisões políticas para a vida das pessoas. Mais informações.
Café da Manhã
A proposta do podcast mais famoso produzido pela Folha de S.Paulo em parceria com o Spotify, é ser indispensável para quem quer começar o dia com os assuntos mais importantes do noticiário do Brasil e do mundo e seus desdobramentos. No comando, os jornalistas Bruno Boghosian, Magê Flores e Mauricio Meireles. Todos os dias, de segunda a sexta, um novo episódio. Mais informações.
Chá com Rapadura
Com o slogan “um podcast sem noção, sem futuro e sem compostura”, esse podcast capitaneado por cinco mulheres cearenses radicadas na Inglaterra – com diversas áreas de formação e carreiras (de Jornalismo a TI e turismo à ciência) e “doidas por rapadura”. O foco é fugir da pauta do noticiário e falar do que é engraçado, inusitado e “irrelevante” no dia a dia. Para se divertir. Mais informações.
Foro de Teresina
O podcast de política da Revista Piauí tem episódios semanais (saem sempre às sextas-feiras às 11h) que analisam, em profundidade e de modo franco, os acontecimentos da semana. No comando dos microfones, os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky. Mais informações.
99% Invisible
Criado pelo especialista em genética das plantas Roman Mars, ele se tornou um dos mais influentes produtores de conteúdo independente em áudio para rádio e podcast nos Estados Unidos – como o 99% Invisible, que semanalmente explora processos e o poder do design e da arquitetura. O nome vem de uma citação do arquiteto Richard Buckminster Fuller: “noventa e nove por cento de quem você é são invisíveis e inalcançáveis”. Mais informações.
Mamilos
Com o slogan “Jornalismo de peito aberto”, as publicitárias Cris Bartis e Juliana Wallauer conduzem conversas e debates francos sobre temas que estão em alta no noticiário – com produção da B9. E tudo isso de forma acessível e acolhedora para todos os tipos de ouvintes inteligentes. Mais informações.
O Assunto
Renata Lo Prete é a capitã deste verdadeiro transatlântico do Jornalismo em podcast, produzido pela Globo e veiculado no G1 – está no topo em todas as listas de podcasts mais baixados do Brasil, com mais de 8 milhões de downloads de seus episódios. Fontes qualificadas, temas recortados com maestria e apresentação/mediação impecáveis. Mais informações.
Praia dos Ossos (Rádio Novelo)
Ao resgatar (e recontar com maestria) tanto a trajetória de Ângela Diniz e seu amante e assassino, Doca Street, os sete episódios produzidos pela Rádio Novelo e capitaneados por Branca Vianna tem enorme qualidade como podcast e, como Jornalismo, faz uma investigação como há muito não se via por estas bandas. Ou seja: conhecemos os personagens, suas trajetórias, o crime e os dois julgamentos que abalaram o Brasil entre 1976 e 1981. Mais informações.
Vozes
Com a missão de “promover a reflexão e conectar as pessoas às experiências umas das outras”, este podcast produzido pela CBN tem bons méritos: para além da qualidade e das pautas mais do que relevantes, promove realmente o encontro de pontos de vista divergentes, polêmicos e dramáticos que pautam as discussões da própria sociedade. Ou seja: bom jornalismo tocando em pontos sensíveis na troca de razões que tornam o debate público saudável. Mais informações.
Projeto Humanos
Enquanto muitos podcasts enveredam pelo formato entrevista, a proposta deste projeto, idealizado pelo professor e escritor Ivan Mizanzuk, foi beber na fonte do storytelling, dedicando-se a montar linhas narrativas que engajem de maneira mais próxima os ouvintes àquilo que está sendo contado (e de seus protagonistas). Mais informações.
LEIA TAMBÉM:
Especialistas dão dicas para quem quer criar um podcast
“O podcast tem um futuro muito bom no Brasil”, avalia criadora do ‘Praia dos Ossos’
Blog Parceiro
Conteúdos relevantes que descomplicam a graduação
Tudo tem uma primeira vez. Primeiro beijo. Primeiro dia de aula. O primeiro diploma. E quando se trata da primeira […]
Mudar de cidade para fazer faculdade é uma realidade para muitas pessoas. Isso tem pontos positivos e negativos, e […]
Você provavelmente já ouviu falar de networking. Mas será que sabe o que essa palavra significa ou o quão […]
Que o networking profissional e pessoal é importante você já sabe, não é mesmo? Ele é o grande responsável por […]
O Ensino Superior é uma época única na vida de qualquer pessoa. Durante todos os anos de estudo você terá […]