De filosofia a economia, a graduação oferece um amplo repertório de conhecimento para quem quer trabalhar na área
O design de animação não se resume a criar filmes para o cinema e canais de streaming. São muitas as possibilidades de atuação e a formação multidisciplinar capacita o profissional para trabalhar em diversas áreas. “O segmento de design de animação foi um dos poucos que não parou na pandemia. Diante da impossibilidade de reunir pessoas para uma gravação, os produtos feitos com animação resolveram muitos problemas”, explica Leonardo Marques, coordenador do curso de Design de Animação da ESPM no Rio de Janeiro, reforçando que o mercado está bem aquecido para as produções de televisão, cinema, publicidade, games, aplicativos e conteúdos customizados, incluindo os corporativos.
Quem se gradua adquire boa formação em diversas áreas, que vão do desenho propriamente dito a noções básicas de economia, algo muito útil na hora de planejar um projeto. “O curso constrói uma trilha de conhecimentos até o aluno começar a criar no computador. Antes disso ele aprende muitas coisas que nem imagina que fazem parte de um curso”, diz Marques, explicou ao #TMJ os principais conteúdos da graduação:
1. História da Arte
Todo designer precisa estudar história da arte para conhecer os principais movimentos artísticos e suas características, e a partir disso encontrar seu estilo de linguagem visual. Outro aspecto é que ao tomar contato com trabalhos diversificados, o aluno amplia seu repertório de técnicas que podem vir a ser usadas em um projeto específico.
2. Filosofia
Pode parecer que não, mas estudar os grandes filósofos e as principais correntes filosóficas da humanidade ajudam o aluno a entender o mundo e a se posicionar nele. Com essa bagagem ele constrói um repertório de saberes que podem direcionar e motivar o seu propósito profissional, inclusive em benefício de uma causa maior.
3. Desenho
Para criar personagens e cenários é preciso saber desenhar bem. Por isso o aluno tem de dominar o desenho à mão livre para retratar pessoas, animais, objetos e elementos da natureza. Só assim se adquirem noções de anatomia, proporção, profundidade e formas. O aprendizado também compreende o desenho técnico, onde se desenvolve a visão espacial a partir da capacidade de desenhar algo a partir de vários ângulos.
4. Escultura
É muito diferente olhar para a tela do computador e começar a criar a partir do zero ou pegar um pouco de argila e começar a modelar algo. Ao aprender a fazer esculturas o estudante se envolve em uma atividade artística que estimula o cérebro, especialmente a criatividade.
5. Estilos e técnicas de animação
O desenho de animação não se resume a dominar as técnicas de 2D e 3D. Existem outras possibilidades ensinadas no curso, entre elas flip book (imagens desenhadas quadro a quadro em cadernos e depois filmadas para dar uma sequência de movimento), stop motion (recurso usado pelo diretor Tim Burton no filme Noiva Cadáver e nos programas da série britânica Wallace and Gromit), e rotoscopia (quando as imagens filmadas com pessoas reais são projetadas e desenhadas para reproduzirem os movimentos com fidelidade, como no desenho Branca de Neve, de 1938).
6. Animação
A introdução à animação propriamente dita começa com o ensino da animação em 2D e da modelagem 3D para o aluno entender esses ambientes. As aulas também abordam o acting, que é aprender a criar as expressões faciais do seu personagem, colocando componentes teatrais na “atuação”.
7. Concept art
Em animação, designers criam mundos fictícios ou reais e isso pede conhecimento e treino em concept art. Afinal, o profissional tem de conceber o planeta ou a cidade onde uma menina vive, como é sua casa, seu quatro, seus pertences, os animais e tudo o que aparecer na cena.
8. Criação de personagens
A criação de um personagem envolve aprendizados distintos, começando pela concepção da persona e de suas características físicas e emocionais. Antes da animação entra uma etapa chamada rigging, que é a modelagem de todas as articulações do corpo do personagem para ele se movimentar naturalmente quando a criação entrar na etapa seguinte, que é a animação.
9. Roteiro
É a partir do roteiro que a história acontece. O texto contempla a linguagem escolhida para a narrativa, o tempo e o espaço em que a trama se desenvolve e as ações e falas dos personagens, entre outros aspectos. O aluno também aprender a fazer story board, que é o esboço visual do filme ou game.
10. Fotografia
Ter noções básicas de fotografia para cinema é importante quando se pensa em um produto de animação. Entender os planos e enquadramentos mais comuns e quando são usados, as possibilidades de movimento de câmera e a iluminação, entre outros elementos, são o mínimo necessário para a execução de um projeto bem-feito.
11. Produção de som
Imagem e som andam juntos e no curso o aluno aprende a dominar técnicas como lip sync para sincronizar e aplicar a voz original ao personagem. Trilha sonora, efeitos e tratamento de som também fazem parte do ensino.
12. Comunicação e linguagem
O roteiro pode ter sido escrito por outra pessoa, mas não é por isso que o designer de animação não vai se preocupar com a escrita e a fala. Saber se comunicar verbalmente ou por meio de um texto é importante em qualquer profissão. No segmento da animação, a capacidade de se expressar bem e se fazer entender ajuda na apresentação de um projeto a clientes ou patrocinadores e nas comunicações direcionadas à equipe.
13. Branding
Dependendo do produto, saber o que é branding e como ele funciona ajuda na criação de mascotes como os da Copa do Mundo e de uma Olimpíada, por exemplo. Entender como a marca quer ser vista, a mensagem e a emoção que ela quer passar para o público são elementos para o desenvolvimento do produto e estão diretamente relacionados com branding.
14. Fundamentos de economia
Essa disciplina dá suporte para o estudante analisar o mercado para saber como produzir e vender o seu produto. O aluno aprende o funcionamento das políticas públicas de patrocínios culturais, que são importantes para fomentar um projeto, além de tomar contato com as etapas que envolvem o desenvolvimento e a administração financeira.
15. Fundamentos de marketing e marketing estratégico
O marketing é tão importante quanto o próprio produto. Para a sua inserção no mercado, a estratégia de marketing deve ser pensada no início do projeto porque ela define pontos importantes. Um filme de animação pode ter maior apelo de público se determinado personagem tiver a voz de Tom Hanks, por exemplo. Outros aspectos que o futuro profissional aprende a observar são o mercado, a aderência em determinadas culturas e os concorrentes.
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