Rose Figueiredo, professora das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM, diz o que você precisa fazer para criar o seu próprio podcast
De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no Brasil. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, cresça nos próximos anos.
Quer começar o seu próprio podcast? Então confira essa lista de dicas da professora Rose Figueiredo, das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM:
1. Escolha um assunto e feche no objetivo: temas muito amplos desviam do foco e não atraem o público-alvo. Os ouvintes de podcasts fazem parte de um nicho específico. Por exemplo: Receitas/Doces/Fit/Com frutas
2. Pense no que o seu podcast se diferencia da concorrência (se é que ela existe)? O que ele trará de inovador?
3. Defina se o podcast terá uma edição por tema ou será uma série. Se for série, quantas edições? Com que frequência?
4. Planeje e organize o conteúdo a ser abordado. Lembre-se de que conteúdo é matéria-prima e sem ele não há o que ‘segure’ um podcast por muito tempo;
5. Você é especialista ou domina o assunto que quer apresentar? Se não, convide um para falar sobre o tema. Lembre-se de que o público-alvo desse formato não costuma ser leigo. Por exemplo: vai dar dicas de vinho? Considere que quem se interessa por esse assunto não vai aprender do zero com o seu produto;
6. O podcast será apresentado apenas por uma pessoa ou receberá convidados? Como será a interação entre os participantes?
7. É muito importante ter um roteiro para apresentar o conteúdo de forma organizada e lógica e, inclusive, evitar que as pessoas falem ao mesmo tempo;
8. Não crie roteiros polêmicos ou sensacionalistas apenas para caçar likes. É preciso ter comprometimento, para manter uma audiência fiel, que está ali, mais uma vez, pelo conteúdo diferenciado que é ofertado;
9. O tempo ideal de um podcast é de 20 a 30 minutos. É preferível ter quatro capítulos de 15 minutos do que uma hora;
10. Exercite o poder de síntese e a criatividade em cada um deles para estimular a vontade do ouvinte em ouvir o próximo episódio;
11. Podcasts bem avaliados facilitam a negociação para obtenção de receitas — especialmente se é conteúdo exclusivo, que também costuma ser cobrado;
12. Além do bom conteúdo e roteiro, pense nas trilhas de abertura, intervalo e encerramento para dar dinamismo à conversa, evitando conversas monótonas;
13. Decore ou ensaie o roteiro para não se perder na linha de raciocínio;
14. Grave em um lugar silencioso e que não provoque ecos;
15. Utilize outros canais (blog, site, Facebook, YouTube etc.) para criar alertas sobre as novidades do programa.