LOADING

Digite para buscar

Compartilhe

Rose Figueiredo, professora das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM, diz o que você precisa fazer para criar o seu próprio podcast

De acordo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts no Brasil. Uma análise desse mercado foi feita em pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência: cerca de 40% da população de internet do Brasil, o que resulta em 50 milhões de brasileiros, já ouviu podcasts. Portanto, há bastante espaço para que esse conteúdo, cresça nos próximos anos.

Quer começar o seu próprio podcast? Então confira essa lista de dicas da professora Rose Figueiredo, das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da ESPM:

1. Escolha um assunto e feche no objetivo: temas muito amplos desviam do foco e não atraem o público-alvo.  Os ouvintes de podcasts fazem parte de um nicho específico. Por exemplo: Receitas/Doces/Fit/Com frutas

2. Pense no que o seu podcast se diferencia da concorrência (se é que ela existe)? O que ele trará de inovador?

3. Defina se o podcast terá uma edição por tema ou será uma série. Se for série, quantas edições? Com que frequência?

4. Planeje e organize o conteúdo a ser abordado. Lembre-se de que conteúdo é matéria-prima e sem ele não há o que ‘segure’ um podcast por muito tempo;

5. Você é especialista ou domina o assunto que quer apresentar? Se não, convide um para falar sobre o tema. Lembre-se de que o público-alvo desse formato não costuma ser leigo. Por exemplo: vai dar dicas de vinho? Considere que quem se interessa por esse assunto não vai aprender do zero com o seu produto;

6. O podcast será apresentado apenas por uma pessoa ou receberá convidados? Como será a interação entre os participantes?

7. É muito importante ter um roteiro para apresentar o conteúdo de forma organizada e lógica e, inclusive, evitar que as pessoas falem ao mesmo tempo;

8. Não crie roteiros polêmicos ou sensacionalistas apenas para caçar likes. É preciso ter comprometimento, para manter uma audiência fiel, que está ali, mais uma vez, pelo conteúdo diferenciado que é ofertado;

9. O tempo ideal de um podcast é de 20 a 30 minutos. É preferível ter quatro capítulos de 15 minutos do que uma hora;

10. Exercite o poder de síntese e a criatividade em cada um deles para estimular a vontade do ouvinte em ouvir o próximo episódio;

11. Podcasts bem avaliados facilitam a negociação para obtenção de receitas — especialmente se é conteúdo exclusivo, que também costuma ser cobrado;

12. Além do bom conteúdo e roteiro, pense nas trilhas de abertura, intervalo e encerramento para dar dinamismo à conversa, evitando conversas monótonas;

13. Decore ou ensaie o roteiro para não se perder na linha de raciocínio;

14. Grave em um lugar silencioso e que não provoque ecos;

15. Utilize outros canais (blog, site, Facebook, YouTube etc.) para criar alertas sobre as novidades do programa.

LEIA TAMBÉM:

Como era ouvir música antes do Spotify

Sons da natureza: plataforma colaborativa permite imersão sonora em florestas de todo o mundo

Como o TikTok tem mudado a forma de produzir música

Tags:
Patrícia Rodrigues

Jornalista colaboradora do #TMJ.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *