Campanha para marcar os 30 anos da queda do Muro de Berlim usa pichações para contar a história da construção que separava a Alemanha oriental da ocidental
Por Luísa Serpelloni
A queda do Muro de Berlim completou 30 anos em 2019. Para marcar a data, a associação The Cultural Heirs lançou um vídeo mostrando pichações que ainda estão no que restou do muro. A campanha traz a ideia de que se o muro pudesse falar, o que ele falaria?
O vídeo conta como e porque o muro foi construído, ressaltando uma das principais consequências de sua construção: a separação das famílias na Alemanha. Diversos pais e filhos tentaram passar para o outro lado para se encontrarem, mas alguns acabaram até perdendo suas vidas.
A principal mensagem da produção é que construir muros não resolve nenhum problema e o muro de Berlim foi um exemplo disso. Além disso, a história mostra que a segregação só causou consequências desastrosas para a humanidade.
Um pouco de história
O muro de Berlim foi construído durante a Guerra Fria para separar a Alemanha Ocidental (capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista), dividindo ao meio a cidade de Berlim. Ele impedia que as pessoas passassem de um lado para o outro, simbolizando então a polarização do mundo e a perda da liberdade.
A queda do muro só aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, por iniciativa dos civis, posteriormente apoiada pelo governo.