LOADING

Digite para buscar

‘Voice of the Wall’: homenagem feita com mensagens do Muro de Berlim

Compartilhe

Campanha para marcar os 30 anos da queda do Muro de Berlim usa pichações para contar a história da construção que separava a Alemanha oriental da ocidental

Por Luísa Serpelloni

A queda do Muro de Berlim completou 30 anos em 2019. Para marcar a data, a associação The Cultural Heirs lançou um vídeo mostrando pichações que ainda estão no que restou do muro. A campanha traz a ideia de que se o muro pudesse falar, o que ele falaria?

O vídeo conta como e porque o muro foi construído, ressaltando uma das principais consequências de sua construção: a separação das famílias na Alemanha. Diversos pais e filhos tentaram passar para o outro lado para se encontrarem, mas alguns acabaram até perdendo suas vidas.

A principal mensagem da produção é que construir muros não resolve nenhum problema e o muro de Berlim foi um exemplo disso. Além disso, a história mostra que a segregação só causou consequências desastrosas para a humanidade.

Um pouco de história

O muro de Berlim foi construído durante a Guerra Fria para separar a Alemanha Ocidental (capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista), dividindo ao meio a cidade de Berlim. Ele impedia que as pessoas passassem de um lado para o outro, simbolizando então a polarização do mundo e a perda da liberdade.

A queda do muro só aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, por iniciativa dos civis, posteriormente apoiada pelo governo.

LEIA TAMBÉM:

Os segredos da Lu do Magalu, primeira influenciadora virtual do Brasil

“O mundo não tem mais espaço para falta de respeito”, diz diretora de marketing da Skol

“Boa publicidade funciona como cultura pop”, diz Rafael Urenha, CCO da DPZ&T

View my Flipboard Magazine.
Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *