Direitos trabalhistas: respondemos as principais dúvidas

Confira perguntas e respostas sobre Direito do Trabalho e conheça melhor os seus direitos trabalhistas  

 

Em 1988, a Constituição Federal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabeleceram os critérios mínimos para que a relação do empregador e o trabalhador fosse harmoniosa e lícita, em busca de preservar os direitos de ambos e principalmente, a dignidade humana do trabalhador. Para você conhecer mais sobre os direitos trabalhistas, a equipe do #TMJ mapeou e respondeu as principais dúvidas sobre o tema pesquisadas no Google. Confira: 

 

O que é Direito do Trabalho?

O Direito do Trabalho é um ramo do Direito privado que regula as relações trabalhistas na sociedade, ditando as leis e regras. Regulamenta os direitos individuais de cada trabalhador e os direitos coletivos.  

 

Quem trabalha 6 horas tem direito a intervalo?

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas por dia deve ter um intervalo mínimo de uma hora. Caso o empregador descumpra essa regra, deverá indenizar o funcionário com horas extras, acrescentando 50% sobre o valor equivalente a carga horária.  

 

Quem trabalha 4 horas tem direito a intervalo?

Não ultrapassando o limite de 6 horas diárias no trabalho, o colaborador terá apenas 15 minutos de intervalo. A pausa deve ser feita por trabalhadores com jornada acima de 4 horas, e esse intervalo não consta como período trabalhado.  

 

Quem mora perto do trabalho tem direito a vale-transporte?

O vale-transporte é destinado aos empregados que utilizam o transporte público de sua casa para o trabalho. Todos os funcionários da CLT têm direito ao vale-transporte. Caso o trabalhador deseje receber o benefício, o empregador deve disponibilizar, já que não há distância mínima para obter o vale-transporte. Porém, caso o funcionário tenha o benefício e não utilize para se deslocar até o serviço, pode ser demitido por justa causa.  

 

Com quanto tempo de trabalho tenho direito a férias?

Segundo o Art. 134 da Consolidação das Leis Trabalhistas, o trabalhador tem direito às férias após completar 12 meses de trabalho na empresa.   

 

Quando posso dar entrada no seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício social proporcionado pelo governo para auxiliar o trabalhador que foi demitido em sua procura por um novo emprego. Lembrando que só tem direito ao seguro-desemprego trabalhadores com carteira assinada que não tenham sido mandados embora por justa causa. O trabalhador pode dar entrada no seguro-desemprego a partir do 7° dia após a demissão. O prazo limite varia de 90 a 120 dias. 

 

A partir de quantas semanas pode tirar licença-maternidade?

A licença-maternidade é permitida a partir da 36ª semana de gestação. Segundo o Art. 392, da Lei n.°5.452 — a trabalhadora gestante tem direito à licença de 120 dias consecutivos — prorrogáveis por mais 60 dias, sem prejuízo do cargo e do salário integral, com um total de 4 meses fora de atuação empresa.  

 

LEIA TAMBÉM:

Veja com quantos anos pode tirar a carteira de trabalho

Lei do Estágio: tudo o que você precisa saber

18 conteúdos para quem quer ser advogado

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER