10 dicas sobre como estudar para o vestibular

Você tem pretensão de fazer algum vestibular este ano? Se a resposta for sim, veja 10 dicas que podem te ajudar a se preparar para esse processo seletivo
 

Pretende ingressar em uma faculdade este ano? Então é bom saber o que e como estudar para o vestibular.  Esse processo seletivo para ingresso no ensino superior geralmente é constituído por uma prova com um caderno de questões e uma redação, mas também pode ter uma etapa de entrevista. Para te ajudar a encarar esse processo, o #TMJ conversou com Paulo Lima, diretor do Cursinho CPV, que deu 10 dicas de estudo para o vestibular.  

 

1. Escolher o lugar ideal

Para se concentrar bem nos estudos, os alunos precisam escolher um local bem iluminado, bem arejado, silencioso e com bastante espaço para colocar os materiais. Se possível, estude em um local em que fique isolado de outras pessoas. 

 

2. Cuide da saúde

É muito importante que os estudantes cuidem bem da saúde. Alimente-se bem, durma bem e, se possível, pratique alguma atividade física regularmente. Cuidar da saúde, seja ela física ou mental, ajuda no foco, concentração, resistência, traz autoconfiança, motivação e persistência para enfrentar desafios.  

 

3. Escolher um bom cursinho

Os vestibulares hoje em dia apresentam cada vez mais características específicas. Portanto, a escolha de um cursinho que atenda às demandas específicas do vestibular de interesse do aluno é primordial. Somente assim, ele terá a preparação adequada para competir com alto nível. A estrutura do cursinho com professores especializados, material focado no exame, plantões, simulados, tudo isso precisa ser o mais específico possível.   

 

4. Faça um bom planejamento de estudos

Devido às especificidades de cada exame, os alunos precisam fazer um bom planejamento de estudos, priorizando as suas dificuldades, mas também os pesos das disciplinas mais importantes do vestibular. Nesse planejamento é importante tentar equilibrar as horas de estudos com lazer, vida social e atividade física. As horas de dedicação ao estudo por semana dependem do quão concorrida é a carreira e o vestibular escolhidos pelo aluno. 

 

5. Faça simulados

Fazer simulados é importante para aprender a controlar bem o tempo e para se familiarizar com a estrutura da prova. Conforme o aluno vai fazendo os simulados, vai descobrindo o procedimento que melhor se encaixa ao seu perfil, desde a sequência de escolha das matérias para fazer a prova até como agir no preenchimento do gabarito. Por exemplo, se vai preencher o gabarito após terminar cada questão ou se vai separar alguns minutos no final para preencher tudo de uma vez. 

 

6. Refaça o planejamento após cada simulado

Após cada simulado, os estudantes podem refazer o planejamento de estudos para focar nas matérias que tiveram desempenho abaixo do esperado. Além de ajudar a se familiarizar com o modelo da prova e de aprender a controlar o tempo, os simulados também são uma importante ferramenta de avaliação e de identificação das principais dificuldades dos alunos.  

 

7. Tire dúvidas com professores ou plantonistas

O acúmulo de dúvidas é talvez o maior problema enfrentado por alguns alunos, pois muitas vezes essas dúvidas impedem o entendimento de conteúdos que são ensinados. Então, uma grande dica é não deixar isso acontecer, a cada matéria estudada é muito importante que o aluno esclareça suas dúvidas com os professores, com plantonistas do cursinho ou até mesmo com colegas que já entenderam o conteúdo e que possam te ajudar. 

 

8. Não se esqueça de se preparar para a 2ª fase

A maioria dos vestibulares possuem provas aplicadas em 2 fases, sendo que somente os aprovados na 1ª fase podem realizar a da 2ª. Geralmente essas 2ª fases cobram habilidades diferentes das cobradas na 1ª, seja avaliação de soft skills ou a resolução de exercícios apresentados de outra forma. Muitas vezes a primeira fase apresenta exercícios objetivos (testes) e na segunda são cobrados exercícios dissertativos. Então, é muito importante que o candidato se prepare ao longo de todo o tempo para enfrentar todos os tipos de exercícios que compõem o vestibular. Deixar para estudar para a segunda fase somente após a primeira não é indicado. 

 

9. Treine para avaliações de soft skills

Em geral, os vestibulares querem conhecer a capacidade dos candidatos de trabalhar em grupo, se comunicar oralmente, pensar criticamente e de interagir com os colegas. Um bom desempenho nessa parte do processo, faz os candidatos se destacarem perante os seus concorrentes. E para isso, a dica é fazer muitas simulações com profissionais especialistas que podem ajudar a desenvolver essas habilidades.  

 

10. Faça exercícios de provas anteriores

Os candidatos podem imprimir provas já aplicadas de vestibulares passados para se familiarizar com o exame e com o estilo da Banca Examinadora. As provas já aplicadas costumam ficar disponíveis nos sites das próprias faculdades ou cursinhos.  

 

LEIA TAMBÉM:

O que estudar para o vestibular? Confira 5 dicas para se preparar

O que é o vestibular? Tudo o que você precisa saber

O que é vestibular? Entenda e veja como funciona

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER