Sierra Energy acaba de receber um investimento de 33 milhões de dólares de um fundo liderado por Bill Gates
Parece sonho de criança ou obra de ficção científica, mas é realidade. Uma startup dos Estados Unidos está transformando lixo em energia limpa e combustível. Trata-se da Sierra Energy, que recebeu um investimento de 33 milhões de dólares (aproximadamente R$ 125 milhões) em uma rodada liderada por um fundo de Bill Gates.
Com uma tecnologia chamada Gaseificação FastOx®, a empresa aquece o material descartado a mais de 2 mil graus – incluindo resíduos hospitalares e materiais perigosos – e recolhe o gás gerado pelo processo. “A essa temperatura (duas vezes a do centro de um vulcão), tudo se decompõe molecularmente”, explicou Mike Hart, CEO da empresa em entrevista ao Fast Company.
Diferentemente do que ocorreria em um aterro, em que o lixo criaria gás metano à medida em que apodrecesse, o calor extremo e o vapor criam apenas monóxido de carbono e hidrogênio. O gás pode ser usado para criar uma variedade de produtos, como combustível para aviões, plástico, fertilizantes e também eletricidade.
O objetivo dos responsáveis pela startup não é substituir a reciclagem ou compostagem, mas sim lidar com milhões de toneladas de resíduos que vão parar em aterros sanitários.
O fundo responsável pelo mais recente investimento na startup é o Breakthrough Energy Ventures, que além do fundador da Microsoft tem sócios como Richard Branson, fundador do grupo Virgin, e Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.