LOADING

Digite para buscar

Startup norte-americana transforma lixo em energia limpa e combustível

Compartilhe

Sierra Energy acaba de receber um investimento de 33 milhões de dólares de um fundo liderado por Bill Gates

Parece sonho de criança ou obra de ficção científica, mas é realidade. Uma startup dos Estados Unidos está transformando lixo em energia limpa e combustível. Trata-se da Sierra Energy, que recebeu um investimento de 33 milhões de dólares (aproximadamente R$ 125 milhões) em uma rodada liderada por um fundo de Bill Gates.

Com uma tecnologia chamada Gaseificação FastOx®, a empresa aquece o material descartado a mais de 2 mil graus – incluindo resíduos hospitalares e materiais perigosos – e recolhe o gás gerado pelo processo. “A essa temperatura (duas vezes a do centro de um vulcão), tudo se decompõe molecularmente”, explicou Mike Hart, CEO da empresa em entrevista ao Fast Company.

Diferentemente do que ocorreria em um aterro, em que o lixo criaria gás metano à medida em que apodrecesse, o calor extremo e o vapor criam apenas monóxido de carbono e hidrogênio. O gás pode ser usado para criar uma variedade de produtos, como combustível para aviões, plástico, fertilizantes e também eletricidade.

O objetivo dos responsáveis pela startup não é substituir a reciclagem ou compostagem, mas sim lidar com milhões de toneladas de resíduos que vão parar em aterros sanitários.

O fundo responsável pelo mais recente investimento na startup é o Breakthrough Energy Ventures, que além do fundador da Microsoft tem sócios como Richard Branson, fundador do grupo Virgin, e Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.

LEIA TAMBÉM:

Nova IA é capaz de identificar como você se sente pelo jeito que você anda

McHive: O menor McDonalds do mundo

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *