LOADING

Digite para buscar

5 livros sobre tecnologia que todo entusiasta da área deveria ler

Compartilhe

Confira obras sobre inovação, tecnologia e ciência indicadas por professores do curso de Tech da ESPM

Curte tecnologia ou pensa em trabalhar na área? Então confira essa lista de livros sobre o tema indicadas por professores do curso de Tech da ESPM. As obras abordam temas como inovação, tecnologia, ciência e muito mais. Vale a pena conferir:

Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking)

Apesar de datada de 1988 – e de alguns dos assuntos sobre cosmologia e física, atuais para a época, terem evoluído nos últimos anos –, a obra explica os fundamentos do cosmos para aqueles não-físicos, mas muito curiosos, como eu. Em especial, o capítulo sobre o espaço e o tempo conseguiu me fez entender, de uma forma como jamais alguém conseguiu, o motivo de dois corpos de massas muito diferentes caírem com a mesma velocidade. Indicado pelo professor Carlos Neves.

O Homem que Calculava (Malba Tahan)

É uma obra de arte que se aproxima de sua nonagésima edição e, através dela, descobri que a matemática pode, sim, ser ensinada de um modo simples e lúdico, unindo dois assuntos aparentemente imiscíveis: ciência e ficção. Indicado pelo professor Flavio Marques Azevedo.

O Futuro da Internet: Em direção a uma Ciberdemocracia Planetária (André Lemos e Pierre Levy)

Em suas publicações, faz reflexões sobre os próximos passos da humanidade associados à compreensão dos desdobramentos cognitivos e culturais das tecnologias digitais que estão transformando a sociedade e a construção de inteligência coletiva. O ciberespaço como meio de convergência de mídias na busca de diversidade de saberes e a emergência de um sistema de mediação participativa. Indicado pelo professor Jakov Surjan.

Os Inovadores (Walter Isaacson)

É um livro fácil de ler, por vezes engraçado, mas de um valor único por ser uma “biografia” da informática. Ada, Turing, Gates, Jobs, Grace e tantos outros desfilam pelas páginas dessa leitura ao mesmo tempo deliciosa e instigante. Indicado pelo professor Jorge Luiz Surian.

21 Lições para o Século 21 (Yuval Noah Harari)

é dos livros recentes que mais recomendo para alunos, colegas e todos que me perguntam sobre o futuro. Nele encontrei uma discussão interessante sobre as mudanças que nossa sociedade tem enfrentado. Não há nenhuma certeza apresentada pelo autor. Somos forçados a pensar em como o aprendizado contínuo, a necessidade de sermos flexíveis e a convivência com a tecnologia deve transformar nosso futuro não tão distante. Indicado pelo professor Matheus Marangoni.

LEIA TAMBÉM:

O reconhecimento facial vai acabar com nossa privacidade?

Vigilância em massa em tempos de pandemia é um mal necessário?

O que são algoritmos e como eles influenciam nossas escolhas

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *