‘Árida’: game ambientado no sertão faz sucesso internacional

Árida: Backlands Awakening é ambientado no sertão baiano do final do século XIX e tem clara influência de jogos como Legend of Zelda: Breath of The Wild

Por Matheus Rodrigues

 

Árida é um jogo 3D, desenvolvido pelo estúdio baiano Aoca Game Lab, que possui como principal tema e ambientação o sertão baiano do final do século XIX.

 

O game possui clara influência de jogos indies recentes e até mesmo grandes produções como Legend of Zelda: Breath of The Wild devido ao visual mais lúdico e ligeiramente cartunesco.

 

Entretanto, mesmo com o visual “infantilizado”, a narrativa é bem madura e trágica. Em Árida, como o próprio título acaba sugerindo, o principal desafio do jogador é sobreviver às mazelas que o ambiente do sertão nordestino impõe. Sendo a fome um dos principais antagonistas, forçando-nos a buscar constantemente por alimentos e recursos típicos do nordeste brasileiro, como macaxeira (mandioca) e jerimum (abóbora).

 

A crítica do jornal Folha de S. Paulo até chega a classificar o game como uma versão pop de “Os Sertões”, livro-reportagem escrito por Euclides da Cunha que narra os acontecimentos que permearam a Guerra de Canudos, contemporânea ao jogo.

 

Enquanto os Estados Unidos do final do século XIX é marcado pelo fim do famosíssimo período que corresponde ao “Wild West” (o velho oeste sem lei que vemos nos filmes de faroeste), o sertão baiano era chacoalhado pela Guerra de Canudos, conflito entre um povoado sertanejo e quatro expedições militares que se estendeu por pouco menos de um ano, entre novembro de 1896 e outubro de 1897, e resultou em milhares de mortos.

 

É muito interessante notar que o game está fazendo um grande sucesso entre gamers de fora do Brasil também. Segundo Filipe Pereira, historiador e fundador da Aoca Game Lab, os brasileiros correspondem a aproximadamente 47% dos jogadores, enquanto os norteamericanos, alemães e franceses ocupam a maioria.

 

Ou seja, mais uma prova de que a cultura brasileira, em especial as narrativas nordestinas, é riquíssima e pode se expandir para além do cinema e literatura nacional, conquistando ainda mais pessoas interessadas ao redor do globo.

 

LEIA TAMBÉM:

8 filmes e séries para quem curte games

 

Árida: Backlands Awakening está disponível para PC na plataforma Steam desde o dia 15 de agosto por apenas R$ 10. Segundo atualização recente da Aoca Game Lab no fórum do jogo, podemos esperar uma sequência em breve.

 

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER