LOADING

Digite para buscar

‘Árida’: game ambientado no sertão faz sucesso internacional

Compartilhe

Árida: Backlands Awakening é ambientado no sertão baiano do final do século XIX e tem clara influência de jogos como Legend of Zelda: Breath of The Wild

Por Matheus Rodrigues

Árida é um jogo 3D, desenvolvido pelo estúdio baiano Aoca Game Lab, que possui como principal tema e ambientação o sertão baiano do final do século XIX.

O game possui clara influência de jogos indies recentes e até mesmo grandes produções como Legend of Zelda: Breath of The Wild devido ao visual mais lúdico e ligeiramente cartunesco.

Entretanto, mesmo com o visual “infantilizado”, a narrativa é bem madura e trágica. Em Árida, como o próprio título acaba sugerindo, o principal desafio do jogador é sobreviver às mazelas que o ambiente do sertão nordestino impõe. Sendo a fome um dos principais antagonistas, forçando-nos a buscar constantemente por alimentos e recursos típicos do nordeste brasileiro, como macaxeira (mandioca) e jerimum (abóbora).

A crítica do jornal Folha de S. Paulo até chega a classificar o game como uma versão pop de “Os Sertões”, livro-reportagem escrito por Euclides da Cunha que narra os acontecimentos que permearam a Guerra de Canudos, contemporânea ao jogo.

Enquanto os Estados Unidos do final do século XIX é marcado pelo fim do famosíssimo período que corresponde ao “Wild West” (o velho oeste sem lei que vemos nos filmes de faroeste), o sertão baiano era chacoalhado pela Guerra de Canudos, conflito entre um povoado sertanejo e quatro expedições militares que se estendeu por pouco menos de um ano, entre novembro de 1896 e outubro de 1897, e resultou em milhares de mortos.

É muito interessante notar que o game está fazendo um grande sucesso entre gamers de fora do Brasil também. Segundo Filipe Pereira, historiador e fundador da Aoca Game Lab, os brasileiros correspondem a aproximadamente 47% dos jogadores, enquanto os norteamericanos, alemães e franceses ocupam a maioria.

Ou seja, mais uma prova de que a cultura brasileira, em especial as narrativas nordestinas, é riquíssima e pode se expandir para além do cinema e literatura nacional, conquistando ainda mais pessoas interessadas ao redor do globo.

Árida: Backlands Awakening está disponível para PC na plataforma Steam desde o dia 15 de agosto por apenas R$ 10. Segundo atualização recente da Aoca Game Lab no fórum do jogo, podemos esperar uma sequência em breve.

LEIA TAMBÉM:

Quiz: que videogame é esse?

Vídeo: como são feitos os efeitos sonoros de ‘Mortal Kombat’?

“Quem quer trabalhar com games tem que jogar de tudo”

View my Flipboard Magazine.
Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *