Quanto vale sua privacidade? Já parou para pensar que você abre mão dela em troca de uma promoção, um joguinho, um aplicativo ou simplesmente para acessar uma rede WiFi? É o que alertou Luciana Burger, especialista em marketing digital e professora da ESPM, que palestrou sobre privacidade no Social Media Week. O evento de comunicação digital foi realizado entre os dias 9 e 13 de setembro na ESPM. “Você está disposto a abrir mão do Facebook, LinkedIn, WhatsApp, Instagram e não dar dado nenhum para essas empresas? Seu celular só vai servir para ligar. Esse é o preço da privacidade”, comenta Luciana.
“A privacidade continua sendo um direito em nossa constituição. Só temos problemas porque nos expomos”, comentou a especialista. “Frete grátis, desconto, qualquer espelhinho que nos oferecem, trocamos por nossa privacidade”, afirmou a especialista.
Segundo Burger, a privacidade foi um dos principais temas debatidos no SXSW, um dos maiores eventos de inovação do mundo, realizado entre os dias 8 e 17 de março na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Ela cita, por exemplo, uma palestra que acompanhou da futurista Amy Webb, chamada Privacy is Dead (A Privacidade está Morta). “É o fim de uma era. O mundo da privacidade não é o que era e já não tem volta”, diz a professora. “As pessoas mais jovens já nasceram em um mundo em que a privacidade talvez não seja tão garantida”.
Mas afinal, quando passamos a nos preocupar com esse tema? Segundo Luciana, a menos de 150 anos. “Se você prestar atenção nas sociedades mais antigas, ninguém falava de privacidade. É algo que nos acostumamos a ter há pouco tempo e morremos se não tivermos”.
De acordo com Burger, a comunicação foi um dos principais motivos para nos preocuparmos com a segurança de nossas informações e conteúdo de nossas conversas. “Mandávamos carta e ninguém abria carta de ninguém. Abrir a carta de alguém é uma ofensa profunda, pior do que abrir o celular para ver o Whatsapp”, lembra a professora. “Até que inventarem o Telex, que alguém tinha que ler as mensagens no caminho. Isso começou a devassar essas comunicações entre as pessoas. Começou uma preocupação de como protegermos a comunicação que temos e cada vez mais fomos perdendo esse controle”.
A professora destaca que hoje são as grandes empresas que estão coletando nossos dados, o que vem gerando discussões no mundo todo. E questiona o que vai acontecer quando tivermos um único arquivo que concentre todos os dados das pessoas. “Imagine um arquivo com seu histórico escolar, seus registros legais, casamentos e divórcios, processos que não pagou, dados financeiros, bancários, viagens que fez e onde ficou.”
Segundo a especialista, a tecnologia possibilitará, por exemplo, que médicos de qualquer lugar tenham acesso aos seus exames. “Pode ser bom para você prever doenças, mas e se um plano de saúde não fechar contrato com você porque sabe que você tem algum problema?”.
Um perigo ainda maior será o controle e coleta de dados por parte de governos, algo que já ocorre na China. Segundo Burger, o medo e a insegurança são usados para conseguir o consentimento das pessoas. “O argumento é que quando você estiver no metrô, vai ter certeza que não tem nenhum fugitivo ao seu lado porque vamos estar filmando. Você vai pensar: ‘Tá bom, então me filme, porque vou estar mais protegido’”.
SOCIAL MEDIA WEEK
Os segredos da Lu do Magalu, primeira influenciadora virtual do Brasil
Humanos e robôs podem ser amigos?
Tudo o que você precisa saber sobre o sucesso do K-Pop
View my Flipboard Magazine. View my Flipboard Magazine.
Blog Parceiro
Conteúdos relevantes que descomplicam a graduação
Tudo tem uma primeira vez. Primeiro beijo. Primeiro dia de aula. O primeiro diploma. E quando se trata da primeira […]
Mudar de cidade para fazer faculdade é uma realidade para muitas pessoas. Isso tem pontos positivos e negativos, e […]
Você provavelmente já ouviu falar de networking. Mas será que sabe o que essa palavra significa ou o quão […]
Que o networking profissional e pessoal é importante você já sabe, não é mesmo? Ele é o grande responsável por […]
O Ensino Superior é uma época única na vida de qualquer pessoa. Durante todos os anos de estudo você terá […]