As profissões que são tendência na área da tecnologia

Especialista em aprendizado de máquina e inteligência artificial diz quais áreas estão bombando no mundo tech. Há oportunidades para profissionais de diversos setores

 

Sonha em seguir carreira no mundo da tecnologia? Ou quer apenas saber o que está bombando nesse setor? Então se liga no nosso bate papo com Humberto Sandmann, professor da graduação em Sistemas de Informação da ESPM. O especialista diz quais são as áreas mais promissoras desse universo e dá dicas para jovens de outras áreas que também queiram atuar com tech. Confira a seguir:

 

Áreas técnicas

Sandmann destaca que o mercado para programadores está e continuará aquecido. “É uma das áreas em que não há perspectiva de automatização porque envolve criatividade humana”, avalia o professor.

 

Além disso, ele destaca as áreas de segurança de dados, inteligência artificial e arquitetura de software como algumas das mais promissoras no mundo tech. “Existe uma procura muito grande no Vale do Silício por arquitetos de software”.   

 

Outras áreas

O especialista também enxerga oportunidades para profissionais de outros setores que queiram se especializar no mundo tech. A área jurídica tecnológica, por causa das disputas legais envolvendo direito e tecnologia; o setor de segurança de dados, devido à preocupação cada vez maior com a privacidade de dados; e também a área de ética de algoritmos: “Determinado algoritmo é ético ou não? Cria uma bolha ou não? Como essas bolhas influenciam a sociedade?”, exemplifica o professor. Ou seja, há mercado para filósofos discutirem essas questões.

 

Humberto destaca também uma outra profissão que está surgindo nos Estados Unidos e “deve chegar daqui uns dois ou três anos no Brasil”: aconselhadores de capital venture. “O investidor recebe um garoto que tem uma ideia brilhante de uma startup e esse garoto começa a falar sobre uma série de tecnologias. Outro cara faz o mesmo. Se eu não sei o conceito, não sei como ponderar onde colocar o meu dinheiro. Um conselheiro de investimentos na área de TI pode ajudar exatamente nisso”.

 

Requisitos essenciais

Também questionamos o professor sobre os requisitos essências para se dar bem no mundo tech. “Tecnicamente falando, inglês é imprescindível.
Você pode começar sem, mas ao longo do percurso tem que aprender”, afirma Sandmann. “Você também tem que entender uma área específica da matemática que é a lógica, ideia de causa e efeito.”

 

Atualização constante

Segundo Humberto, os profissionais do mundo tech devem estar sempre atentos aos novos recursos e tecnologias que aparecem no mercado. “Aparecem ferramentas e coisas novas toda hora. Mas os conceitos não mudam. É uma atualizam constante para ficar no mercado”, analisa o especialista. “Acho interessante ter a formação de base e entender mesmo que superficialmente que uma nova tecnologia existe.”

 
LEIA TAMBÉM:

 

É de outro setor? Fique atento!

O professor fez um alerta para jovens que não necessariamente querem trabalhar com tecnologia. “Ele deve seguir aquilo que tem afinidade. Se gosta de jornalismo, por exemplo, vá estudar Jornalismo. Mas não se esqueça que a tecnologia propicia um novo mundo para todas as áreas”, diz Sandmann. “Independentemente da profissão que você escolha, olhe sempre para a tecnologia. Porque na área de tecnologia a cada dia estamos revolucionando um pouco o mercado de serviços e pode ser que no futuro você tenha que competir com uma máquina”.

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER