fbpx
LOADING

Digite para buscar

10 dicas para aproveitar melhor aulas online

Compartilhe

Muitas escolas já aderiram a plataformas como Zoom e Teams, entre outras, para viabilizar aulas ao vivo pela internet – respeitando o isolamento necessário neste momento

Universidades, faculdades e escolas diversas já definiram como prosseguir com as aulas – e minimizar os efeitos das restrições que o momento impõe: recorrer a plataformas de transmissão ao vivo.

Zoom, Teams e outras ferramentas e apps de reunião com suporte de vídeo e áudio se tornaram, da noite para o dia, vedetes conhecidas de professores e alunos que já experimentam esse modelo de aulas.

O que os estudantes precisam saber sobre essas ferramentas para tirar o melhor proveito das aulas a distância? Reunimos 10 dicas para você.

1. Baixe o aplicativo ou instale a ferramenta em seu computador/smartphone

Uma vez definida a ferramenta que a escola definiu para ter aulas, cheque se precisa baixá-la, instale, cheque seu funcionamento e a necessidade de algum registro/senha oficial da escola – e a provicencie o quanto antes.

2. Navegue pela ferramenta antes, para checar suas possibilidades

A maior parte das soluções permite, por exemplo, compartilhar tela, encaminhar dúvidas para o professor, entre outras facilidades que ajudam a agilizar e dinamizar as aulas. Isso impede que você precise perguntar como fazer alguma coisa durante a aula.

3. Gerencie seus links de invite para as aulas

Você receberá um monte de invites (será um para cada aula!). Vai ser bem fácil se perder em meio a tantos… A melhor coisa a fazer é abrir a agenda do seu computador ou celular e criar um evento para cada aula da qual você receber o invite. Assim que receber o invite, basta copiá-lo e colar na agenda digital. Se preferir, pode usar uma versão impressa colada no seu quarto – e vá atualizando.

4. Teste antes o link que recebeu

Mesmo que a sala não esteja aberta antes da data agendada, é possível (e recomendável) você ir até lá para checar se está tudo ok. Caso haja algum problema, dá para avisar a escola ou o professor para resolver com tranquilidade.

5. Entre antes na sala e teste câmera e microfone

Não deixe para entrar na sala em cima da hora. Como muita gente está usando a internet para home office e aulas, pode haver uma sobrecarga. Ou, ainda, haver algum problema com sua conexão. Certamente o professor abrirá a sala 10 minutos antes (essa é a orientação para muitos deles).

6. Escolha um lugar tranquilo e com fundo neutro par assistir sua aula

Se você não quer que as pessoas vejam o que está se passando na sua casa, como a família no sofá, procure um lugar calmo, bem iluminado e que tenha, atrás de você, um fundo neutro (qualquer parede lisa ajuda). Se não for possível, veja se a ferramenta oferece fundos digitais ou, na sua ausência, escolha o fundo menos poluído.

7. Se o professor enviar algo para ser lido antes, leia!

A única maneira de o professor criar uma aula mais dinâmica (e não apenas com o professor falando, falando, falando) é abrindo espaço para os alunos participarem da aula. Debates, dinâmicas, divisão em grupos. E, para isso, o professor certamente adiantará qual o tema da aula, disponibilizará os textos e antecipará as dinâmicas. Se você não leu, não tem como participar – e, dessa forma, será como se estivesse dormindo durante a aula…

8. Deixe sua câmera e seu microfone desligados – e use fone de ouvido

Muitas câmeras ligadas podem interferir na qualidade da transmissão. Já os microfones geram a famosa microfonia – além de que, como todos estão em casa, haverá barulhos como cachorros, parentes e outros sons domésticos que podem vazar e inteferir no andamento da aula.

9. Em momentos de microfone aberto, respeite a vez dos colegas

Em alguns momentos, o professor vai criar dinâmicas como debates ou divisão entre grupos de discussão – que demandam que os microfones de todos estejam abertos. Como há a opção “levantar a mão” em algumas plataformas, evite sair falando sem usar a ferramenta. Isso ajuda o professor a organizar, assim como faria em sala, a ordem para cada aluno falar.

10. Evite usar o chat para fazer piadinhas no fórum aberto

Se quiser comentar algo com um colega, como faria em sala de aula, envie a mensagem apenas para a pessoa. Comentários abertos para todo mundo certamente vai aumentar o volume de mensagens e isso dificultará a atuação do professor na condução da aula e das respostas realmente necessárias.

LEIA TAMBÉM:

9 dicas para aprender mais estudando em casa

5 dicas para mandar bem em entrevistas online

Dá para sair do desemprego na quarentena?

Tags:
Jorge Tarquini

Curador de conteúdo do #TMJ

1 Comment

  1. mateus saldanha 6 de junho de 2021

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *