Muitas escolas já aderiram a plataformas como Zoom e Teams, entre outras, para viabilizar aulas ao vivo pela internet – respeitando o isolamento necessário neste momento
Universidades, faculdades e escolas diversas já definiram como prosseguir com as aulas – e minimizar os efeitos das restrições que o momento impõe: recorrer a plataformas de transmissão ao vivo.
Zoom, Teams e outras ferramentas e apps de reunião com suporte de vídeo e áudio se tornaram, da noite para o dia, vedetes conhecidas de professores e alunos que já experimentam esse modelo de aulas.
O que os estudantes precisam saber sobre essas ferramentas para tirar o melhor proveito das aulas a distância? Reunimos 10 dicas para você.
1. Baixe o aplicativo ou instale a ferramenta em seu computador/smartphone
Uma vez definida a ferramenta que a escola definiu para ter aulas, cheque se precisa baixá-la, instale, cheque seu funcionamento e a necessidade de algum registro/senha oficial da escola – e a providencie o quanto antes.
2. Navegue pela ferramenta antes, para checar suas possibilidades
A maior parte das soluções permite, por exemplo, compartilhar tela, encaminhar dúvidas para o professor, entre outras facilidades que ajudam a agilizar e dinamizar as aulas. Isso impede que você precise perguntar como fazer alguma coisa durante a aula.
3. Gerencie seus links de invite para as aulas
Você receberá um monte de invites (será um para cada aula!). Vai ser bem fácil se perder em meio a tantos… A melhor coisa a fazer é abrir a agenda do seu computador ou celular e criar um evento para cada aula da qual você receber o invite. Assim que receber o invite, basta copiá-lo e colar na agenda digital. Se preferir, pode usar uma versão impressa colada no seu quarto – e vá atualizando.
4. Teste antes o link que recebeu
Mesmo que a sala não esteja aberta antes da data agendada, é possível (e recomendável) você ir até lá para checar se está tudo ok. Caso haja algum problema, dá para avisar a escola ou o professor para resolver com tranquilidade.
5. Entre antes na sala e teste câmera e microfone
Não deixe para entrar na sala em cima da hora. Como muita gente está usando a internet para home office e aulas, pode haver uma sobrecarga. Ou, ainda, haver algum problema com sua conexão. Certamente o professor abrirá a sala 10 minutos antes (essa é a orientação para muitos deles).
6. Escolha um lugar tranquilo e com fundo neutro par assistir sua aula
Se você não quer que as pessoas vejam o que está se passando na sua casa, como a família no sofá, procure um lugar calmo, bem iluminado e que tenha, atrás de você, um fundo neutro (qualquer parede lisa ajuda). Se não for possível, veja se a ferramenta oferece fundos digitais ou, na sua ausência, escolha o fundo menos poluído.
7. Se o professor enviar algo para ser lido antes, leia!
A única maneira de o professor criar uma aula mais dinâmica (e não apenas com o professor falando, falando, falando) é abrindo espaço para os alunos participarem da aula. Debates, dinâmicas, divisão em grupos. E, para isso, o professor certamente adiantará qual o tema da aula, disponibilizará os textos e antecipará as dinâmicas. Se você não leu, não tem como participar – e, dessa forma, será como se estivesse dormindo durante a aula…
8. Deixe sua câmera e seu microfone desligados – e use fone de ouvido
Muitas câmeras ligadas podem interferir na qualidade da transmissão. Já os microfones geram a famosa microfonia – além de que, como todos estão em casa, haverá barulhos como cachorros, parentes e outros sons domésticos que podem vazar e interferir no andamento da aula.
9. Em momentos de microfone aberto, respeite a vez dos colegas
Em alguns momentos, o professor vai criar dinâmicas como debates ou divisão entre grupos de discussão – que demandam que os microfones de todos estejam abertos.
Como há a opção “levantar a mão” em algumas plataformas, evite sair falando sem usar a ferramenta. Isso ajuda o professor a organizar, assim como faria em sala, a ordem para cada aluno falar.
10. Evite usar o chat para fazer piadinhas no fórum aberto
Se quiser comentar algo com um colega, como faria em sala de aula, envie a mensagem apenas para a pessoa. Comentários abertos para todo mundo certamente vai aumentar o volume de mensagens e isso dificultará a atuação do professor na condução da aula e das respostas realmente necessárias.
LEIA TAMBÉM:
Assistir aulas em ritmo acelerado pode prejudicar aprendizado, dizem especialistas