Alguns hábitos e técnicas podem aumentar sua concentração e facilitar a absorção do conteúdo
Está tendo dificuldade para estudar em casa? Consultamos dois especialistas da área de educação para preparar uma lista de dicas para que você aprenda mais nas aulas online. Confira a seguir as recomendações de Danilo Torini e Cristiano do Amaral Britto de Castro, respectivamente professor e coordenador do ESPM LifeLab, o laboratório de aprendizagem da ESPM, sobre como estudar em casa.
1. Não deixe de anotar
A escrita ajuda a reforçar a aprendizagem, pois ativa outras conexões cerebrais além do ouvir e do assistir;
2. Nunca acelere matérias e conteúdos novos
Esse hábito pode até ser útil para buscar algum trecho de um conteúdo ou fazer uma revisão, mas não para estudar algo que ainda não viu. Isso porque ao aumentar a velocidade você dificulta o processo de absorção e consolidação do aprendizado.
3. Procure assistir as aulas ao vivo
Mesmo que as aulas fiquem gravadas, é importante acompanhar ao vivo para interagir, esclarecer dúvidas e pedir explicações extras ao professor.
4. Ao assistir uma gravação, use e abuse das ferramentas
Aproveite o recurso da gravação para pausar e retornar. Isso te ajudará a esclarecer dúvidas e absorver melhor o conteúdo.
5. Programe ciclos de estudos mais curtos
Faça pausas (o famoso método Pomodoro pode ajudar) para ter mais atenção. Isso é muito mais eficaz do que passar pelo conteúdo de forma mais rápida, mas nem sempre com a mesma qualidade.
6. Pare para respirar
A respiração está bastante ligada aos sentidos: nervosismo e excitação diminuem ou reduzem a nossa capacidade de prestar atenção. Técnicas de mindfullness e de meditação podem ajudar a manter o foco e a atenção.
7. Crie planners para diversificar as tarefas
E intercale os estudos com outras atividades.
LEIA TAMBÉM:
Assistir aulas em ritmo acelerado pode prejudicar aprendizado, dizem especialistas
10 dicas para ser mais produtivo