LOADING

Digite para buscar

8 profissões que alguém formado em Design de Moda pode exercer

Compartilhe

Estilista, personal stylist, coolhunter e muito mais. Conheça funções que podem ser exercidas por graduados em Design de Moda

Do desenvolvimento de peças, passando pela produção de eventos e figurinos, até a identificação de tendências e gestão de marcas. Esses são alguns caminhos que podem ser seguidos por quem se forma em Design de Moda. Com ajuda de Carolina Bustos e Fernando Bakos, respectivamente coordenadora e professor do curso de Design de Moda da ESPM, preparamos uma lista com algumas possibilidades de atuação na área. Confira a seguir:

Estilista ou designer de moda

Trata-se de uma das profissões mais conhecidas da indústria da moda, graças a nomes como Giorgio Armani, Coco Chanel e Donatella Versace. Esse profissional criativo desenha e desenvolve produtos e coleções de roupas, muitas vezes ditando tendências.

Diretor Criativo

É responsável pela gestão criativa de uma empresa, assumindo papel central na definição do conceito e comunicação de uma marca. Entre suas tarefas estão desenvolver conceitos de design, gerenciar equipes criativas e supervisionar projetos.

Personal stylist

É um conselheiro de imagem pessoal, que ajuda seus clientes a descobrirem seu estilo e a reformularem o guarda-roupa. Antes procurado quase que exclusivamente por figuras públicas, hoje atende também executivas que querem trabalhar seu branding pessoal e pessoas comuns que se preocupam com a imagem.  

Produtor de moda

É quem faz acontecer em eventos, ensaios, desfilies e sessões de fotografia. Entre suas funções estão a pesquisa, garimpo de roupas e acessórios, locações, escolha de modelos e acompanhamento de sessões.

Figurinista

Define como personagens de obras artísticas, como peças de teatro, novelas, filmes e videoclipes, devem se vestir. Para se ter ideia da importância dessa função, existe uma categoria no Oscar que premia o trabalho desses profissionais, a de Melhor Figurino.

Visual merchandiser

Pensa em estratégias de decoração e exposição dos produtos nos pontos de venda com o intuito de atrair, envolver e motivar consumidores a realizar compras.

Designer têxtil

Um profissional antenado com as tendências de mercado e coleções que cria estampas, texturas e cores de tecidos para as indústrias da moda e da decoração.

Coolhunter

O caçador de tendências é um profissional especializado em analisar comportamentos para tentar “prever” o amanhã. Observam, analisam e interceptam sinais para tomar decisões sobre qual produto criar, qual material utilizar e para qual consumidor.

LEIA TAMBÉM:

Tags:
Filipe Oliveira

Editor do #TMJ.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *