Designer de moda ou estilista, personal stylist, coolhunter e muito mais. Conheça funções que podem ser exercidas por graduados em Design de Moda
Do desenvolvimento de peças, passando pela produção de eventos e figurinos, até a identificação de tendências e gestão de marcas. Esses são alguns caminhos que podem ser seguidos por quem se forma em Design de Moda. Com ajuda de Carolina Bustos e Fernando Bakos, respectivamente coordenadora e professor da graduação em Design de Moda da ESPM, preparamos uma lista com algumas possibilidades de atuação na área, que vão além das tradicionais funções de designer de moda ou estilista. Confira a seguir:
Designer de moda ou estilista
Trata-se de uma das profissões mais conhecidas da indústria da moda, graças a nomes como Giorgio Armani, Coco Chanel e Donatella Versace. Esse profissional criativo desenha e desenvolve produtos e coleções de roupas, muitas vezes ditando tendências.
Diretor Criativo
É responsável pela gestão criativa de uma empresa, assumindo papel central na definição do conceito e comunicação de uma marca. Entre suas tarefas estão desenvolver conceitos de design, gerenciar equipes criativas e supervisionar projetos.
Personal stylist
É um conselheiro de imagem pessoal, que ajuda seus clientes a descobrirem seu estilo e a reformularem o guarda-roupa. Antes procurado quase que exclusivamente por figuras públicas, hoje atende também executivas que querem trabalhar seu branding pessoal e pessoas comuns que se preocupam com a imagem.
Produtor de moda
É quem faz acontecer em eventos, ensaios, desfiles e sessões de fotografia. Entre suas funções estão a pesquisa, garimpo de roupas e acessórios, locações, escolha de modelos e acompanhamento de sessões.
Figurinista
Define como personagens de obras artísticas, como peças de teatro, novelas, filmes e videoclipes, devem se vestir. Para se ter ideia da importância dessa função, existe uma categoria no Oscar que premia o trabalho desses profissionais, a de Melhor Figurino.
Visual merchandiser
Pensa em estratégias de decoração e exposição dos produtos nos pontos de venda com o intuito de atrair, envolver e motivar consumidores a realizar compras.
Designer têxtil
Um profissional antenado com as tendências de mercado e coleções que cria estampas, texturas e cores de tecidos para as indústrias da moda e da decoração.
Coolhunter
O caçador de tendências é um profissional especializado em analisar comportamentos para tentar “prever” o amanhã. Observam, analisam e interceptam sinais para tomar decisões sobre qual produto criar, qual material utilizar e para qual consumidor. Saiba mais sobre a profissão clicando aqui.
LEIA TAMBÉM:
8 profissões que alguém formado em Design de Moda pode exercer